Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Sensi-Alívio

Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Sensi-Alívio

Compre aqui

Dor de dente ao comer e beber alguns alimentos é o principal sinal da sensibilidade dentária ! “Isso acontece principalmente com um desconforto ao comer alimentos frios”, ressalta a especialista em ortodontia Luciane Franco. O problema é bem comum entre os pacientes e muitos acham que é algo natural. Mas, sentir os dentes sensíveis pode ser sinal de outras complicações, como a erosão dentária. Para entender sobre o assunto e o melhor tratamento para a sensibilidade dentária, conversamos mais com a especialista! Tire suas dúvidas agora!

Causa da sensibilidade dentária: evite alimentos ácidos!

Uma das principais causas da sensibilidade dentária é o consumo excessivo de alimentos ou bebidas ácidas, como açúcares ou refrigerantes. Isso acontece porque há uma diminuição grande do pH na região da boca. Por lá, é a saliva quem é responsável por controlar a acidez. Mas quando o pH fica muito ácido, bem menor do que 4,5, uma erosão dentária pode acontecer. Em outras palavras, o dente perde sua camada protetora, desgastando o esmalte. Quando isso acontece, a raiz dentária, com muitas terminações nervosas, fica mais exposta e qualquer contato na região pode ser muito doloroso para o paciente, principalmente com bebidas muito geladas, como um sorvete, por exemplo.

Mas há também outras causas para a sensibilidade dentária. Dentes fraturados, apertamento dos dentes, como o bruxismo, e uma escovação incorreta provocam essa exposição da dentina, fazendo a área ficar mais sensível. Complicações na gengiva também podem ser inclusos nessa lista, como a gengivite. O problema bucal pode causar uma retração gengival, diminuindo o tamanho delas e sensibilizando aquelas mesmas terminações nervosas.

Controle o consumo de bebidas e alimentos muito gelados

Durante o tratamento da sensibilidade nos dentes, o ideal é evitar bebidas e alimentos muito gelados e, também, ácidos. “Constantes estímulos podem dar alterações permanentes, o ideal é tratar antes de voltar a consumir alimentos e bebidas geladas”, comenta a especialista. Converse com o dentista responsável pelo seu caso para saber como sua dieta será durante esses dias. Assim, você talvez tenha que ficar um pouquinho distante daquele picolé. Mas não se preocupe, logo logo você poderá voltar a tomá-lo sem sentir dor alguma 😉

Como dar fim à sensibilidade dentária?

Além de controlar o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas extremas e aqueles ricos em ácido, o paciente também deve procurar ajuda dos profissionais. Os especialistas podem indicar o tipo de tratamento que mais se enquadra ao seu caso. Um desses é feito com o uso da fluorterapia, com uma grande aplicação de flúor. “Existem também dessensibilizantes próprios que bloqueiam a saída dos túbulos dos dentes, protegendo as terminações nervosas”, complementa ela. Para cada caso, a solução será diferente. Por isso, não esqueça de ir ao consultório!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul – Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340