Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B 3D Whitening Therapy Esmalte Defense

Creme Dental Oral-B 3D Whitening Therapy Esmalte Defense

Compre aqui

Alguma vez você já ficou curioso para saber como é o interior da sua boca? É isso que o escaneamento oral proporciona! “É uma técnica de obtenção de imagens tridimensionais, onde registramos os arcos, dentes, tecidos subjacentes e a oclusão com grande precisão”, detalha a dentista Kalina Diniz. Esse procedimento acontece dentro do consultório, com o acompanhamento de um profissional e utiliza da câmera intra-oral, uma ferramenta capaz de tirar fotos da arcada dentária. Com o procedimento é possível detectar os locais onde a placa bacteriana está acumulada e prevenir futuros problemas bucais. E aí, ficou curioso? Veja mais sobre essa técnica a seguir e entenda para que essa prática serve.

É uma solução prática e rápida para consultas odontológicas

Kalina conta que o escaneamento, também chamado de modelagem digital, facilita o atendimento do paciente durante as consultas. Os profissionais conseguem planejar e gerenciar o que devem fazer e como. Em 3D e colorido, é bem simples mostrar a arcada dentária e o resultado final de um possível tratamento. Além disso, os dentistas também conseguem tirar fotos e mantê-las digitalmente. “O envio dos moldes é instantâneo, através de e-mails para impressão fresca, sendo o serviço mais rápido e mais preciso”, comenta a especialista.

Problemas bucais podem ser identificados ainda no início

A raiz de muitas doenças bucais é a placa bacteriana. Ela é uma pequena camada que cobre os dentes e acumula bactérias na parte da gengiva. Se não eliminada diariamente, ela se desenvolve para problemas ainda maiores, como a gengivite, a cárie ou o tártaro. Todos esses cenários podem ser evitados com uma boa higiene bucal. Mas o que dificulta a limpeza é o fato de que o paciente não consegue, de fato, visualizar a placa, já que muitas vezes ela se acumula na parte de trás dos dentes.

Já dentro do consultório, os pacientes conseguem visualizar em uma pequena tela o interior da boca, enquanto o escaneamento está sendo feito. Assim, o procedimento aponta exatamente onde o acúmulo está maior e direciona o paciente de onde a limpeza deve ser feita com mais atenção. Uma maneira bem legal de evitar problemas bucais!

O escaneamento oral também ajuda em outros procedimentos

Saber como é a disposição dos dentes dentro da boca não ajuda apenas os pacientes. Dentistas também conseguem, com a modelagem digital, encaminhar e agilizar outros procedimentos e possíveis tratamentos bucais. “É indicado para substituir modelos e gesso para o planejamento em cirurgia ortognática, e também cirurgia guiada para implantodontia e para analisar mal posicionamentos, fraturas ou desgastes dentários”, cita Kalina. Se você se encontra em alguma dessas situações ou simplesmente tem interesse de saber como está sua saúde bucal, certifique-se de falar com um profissional para fazer o escaneamento oral.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz – Dentística e Odontologia Estética
São Paulo – SP
CRO-SP: 110560