Produto Relacionado:
Escova de dente Oral-B Ortodôntica

Escova de dente Oral-B Ortodôntica

Compre aqui

Quem usou aparelho ainda na infância costuma comemorar o fim do tratamento ortodôntico – mas e se os dentes voltam a entortar na idade adulta, o que fazer? Nada de pânico: o problema é bem comum e pode ser corrigido facilmente com ajuda do dentista. O Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Eloir Wandelli para saber as possíveis causas do novo desalinhamento dentário e trazer dicas de como resolvê-lo. Confira!

Bruxismo, nascimento dos sisos e outros fatores podem influenciar movimentação na arcada dentária

O dentista relembra que, ao longo da vida, acontecem diferentes movimentações em nossa arcada dentária – o que pode levar a dentes tortos mesmo depois de fazer um tratamento ortodôntico. “Diversos fatores podem promover essa movimentação, tais como bruxismo, nascimento dos sisos, fatores genéticos, respiração bucal, dentes em excesso ou perda óssea”, enumera ele. “Distúrbios que afetam o periodonto prejudicam o alinhamento, pois a dentição fica maleável. Além disso, costumes como roer as unhas, morder objetos, chupar o dedo…”.

Dentes podem voltar a entortar na fase adulta sem o uso da contenção ortodôntica

Quando você tirou o aparelho na infância ou adolescência, você seguiu as recomendações do seu dentista? Segundo Eloir, muitos pacientes deixam de usar a contenção ortodôntica, conhecida como placa Hawley, no fim do tratamento. “Esse item é muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo, tanto no uso do aparelho estético quanto no autoligado ou metálico convencional”, explica o cirurgião-dentista. “Qualquer terapia de tratamento com aparelhos fixos será complementada com aparelhos de contenção, com o intuito de manter os resultados atingidos pós tratamento”.

Vale lembrar que o sucesso do tratamento também depende de você, ok? Por isso, é importante seguir as recomendações do seu profissional à risca – o que vai evitar que, no futuro, seus dentes voltem a ficar tortos.

Dentes tortos depois de colocar aparelho: o que posso fazer?

Você reparou que seus dentes voltaram a entortar quando ficou mais velho? O primeiro passo para corrigir o problema de forma rápida e segura é procurar seu dentista. O profissional irá avaliar sua situação, identificar o que está causando o desalinhamento e indicar o melhor tratamento para você.

Veja formas de corrigir o desalinhamento dentário na fase adulta

Com a avaliação do dentista em mãos, é hora de investir no melhor tratamento para você. Muitas vezes, as soluções podem incluir recolocar o aparelho ortodôntico ou facetas de porcelana. Se o problema for o excesso de dentes ou nascimento dos sisos, é recomendada a extração. Nos casos de bruxismo ou problemas respiratórios, é necessário também apostar em tratamentos complementares, como explica o Eloir: “É preciso investigar essas condições e tratá-las, pois realizar um tratamento ortodôntico sem solucionar essas causas seria em vão, já que os dentes provavelmente voltariam a entortar”.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Eloir Wandelli – Cirurgião-dentista da Clínica Odonto Clean com pós-graduação em ortodontia pela Universidade Unigranrio.
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ 33961