(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Tratamento ortodôntico para disfunção na articulação temporomandibular

Tratamento ortodôntico para disfunção na articulação temporomandibular

Na ortodontia existem diversos tipos de aparelhos. Cada um com uma função particular que vai desde o alinhamento dos dentes ao tratamento de disfunção temporomandibular (DTM). O especialista no assunto, Sérgio Casarim conta que existem muitas controvérsias quanto às causas deste problema nas articulações da mandíbula. A má oclusão pode ser uma delas. “O tratamento ortodôntico pode auxiliar na correção da má oclusão, mas não necessariamente na resolução das DTMs”. Entenda mais sobre o assunto com o Sorrisologia.

Como funciona?

O tratamento ortodôntico pode melhorar a oclusão proporcionando uma mastigação mais eficiente e com menor esforço muscular. Uma grande ajuda para quem tem incômodos no maxilar, um dos sintomas da DTM. “Como um dos objetivos do tratamento ortodôntico é um melhor encaixe dos dentes, a força da mastigação é melhor distribuída, eliminando a pressão da arcada dentária”, conta Sérgio. Essa ligação entre os dentes pode causar dores e até doenças periodontais nos pacientes.

Qual aparelho ortodôntico é o mais recomendado?

O tipo de aparelho ortodôntico ideal para este caso vai depender de uma série de fatores que devem ser avaliados. “Podem ir desde o tipo de má oclusão, idade do paciente, até mesmo o desejo do paciente de usar um aparelho mais ou menos estético”, afirma o profissional. Portanto, a escolha do acessório mais adequado necessita de uma consulta como um especialista no assunto: o ortodontista. Já o tempo de tratamento pode durar, em média, de 18 a 36 meses.

A importância do tratamento multidisciplinar

Sérgio conta que, cada vez mais, os profissionais de ortodontia estão atendendo pacientes já adultos. A maioria necessita de outras especialidades odontológicas como periodontia, implantodontia, dentística e endodontia. “Atualmente a interdisciplinaridade dos tratamentos odontológicos é uma realidade. Uma equipe bem coesa pode, sem dúvidas, prover uma atendimento mais humanizado e de melhor qualidade aos seus pacientes”, conclui.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Henrique Casarim Fernandes – Ortodontia e Ortopedia Facial
Juiz de Fora – MG
CRO-MG: 15649

Veja Também
×