Produto Relacionado:
Creme Dental 3D White Therapy Charcoal

Creme Dental 3D White Therapy Charcoal

Compre aqui

Parar de fumar realmente não é um processo fácil. Tudo começa com um simples cigarrinho “para experimentar”, e quando a pessoa vê, já está arrumando qualquer desculpa para acender um: é o estresse, é a cerveja gelada que acompanha, é o cafézinho. Mas não importa o quanto isso seja difícil, esse ato é extremamente necessário para que o organismo possa voltar a ser saudável. Além de ser um hábito que não acrescenta em absolutamente nada, o cigarro ainda é capaz de provocar diversas doenças, como o câncer. Para ajudá-lo a se livrar disso, conversamos o dentista Leonardo Costa e ele deu duas dicas de como resolver o problema. Confira!

Por que parar de fumar?

Você já deve estar cansado de ouvir falar nos malefícios que o cigarro pode trazer à saúde, e cortar esse mal de vez é a melhor forma de correr atrás do prejuízo. De acordo com informações que o especialista coletou do INCA – Instituto Nacional de Câncer -, estima-se que cerca de 428 pessoas morrem por dia no Brasil devido a dependência de nicotina. Além disso, outras 157 mil pessoas morrem precocemente por causa de doenças causadas pelo tabagismo. Se isso não é motivo suficiente para você deixar de lado esse hábito, talvez os motivos abaixo te façam pensar a respeito:

• Fumantes ficam doentes duas vezes mais que os não fumantes;
• A resistência física se torna menor;
• O fôlego é comprometido, comprometendo o desempenho em esportes e até mesmo durante as relações sexuais;
• Fumar causa envelhecimento precoce;
• Os dentes ficam amarelados e a pele mais enrugada;

Duas maneiras distintas de parar de fumar

Você está decidido, mas ainda não sabe por onde começar. Não precisa se preocupar, porque você não está sozinho e algumas dicas sempre são bem-vindas nesse momento, né? Em primeiro lugar, você deve escolher um dia específico para parar de fumar, transformando isso em uma ocasião especial. Após isso, você tem duas alternativas para conseguir atingir o seu objetivo:

1) Parada imediata: Como o próprio nome já diz, esse método requer prontidão. Ou seja, você basicamente vai estipular uma data em que vai parar de fumar, e a partir desse dia nenhum cigarrinho deve entrar mais na sua boca. Pode parecer loucura, mas cortar o mal pela raiz de uma vez só às vezes é a melhor forma de lidar com algo.
2) Parada gradual: Um passo de cada vez também é super válido! E dá para fazer isso de duas maneiras: tanto com a redução do número de cigarros por dia (mas tem que diminuir mesmo, hein?), quanto adiando a hora em que você fuma o primeiro cigarro do dia. Da segunda maneira pode parecer confuso, mas você precisa adiar até o dia em que não vai haver nenhum cigarro para fumar. O processo deve levar em torno de, no máximo, duas semanas, para que surta efeito e você não desista no meio do caminho.

Existe tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar

Se ainda assim você está encontrando dificuldades para conseguir largar esse vício, o especialista atenta que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para ajudar quem quer lutar contra isso. Desanimar não é uma opção, e é totalmente possível ir atrás de uma ajudinha de profissionais que vão fazer de tudo para que você atinja o seu objetivo. Através do site do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, por exemplo, é possível obter todas as informações necessárias quanto aos locais em que esse tipo de tratamento é oferecido, basta pesquisar.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leonardo Costa – Periodontia
Salvador, BA
CRO-BA: 5935