Posso pegar HIV por beijar um soropositivo?

A gengivite é uma inflamação que causa sangramentos e inchaço na gengiva. Se deixada de lado, ela pode se agravar, chegando a uma periodontite, que pode causar perda de adesão, retração do tecido gengival e até perda de um dente, nos casos mais graves. Alguns estudos apontam que ela pode abrir espaço para bactérias causam problemas cardíacos, então será que o vírus HIV também pode fazer o mesmo caminho e acabar contaminando uma pessoa com gengivite através do beijo? Para tirar essa dúvida, conversamos com o dr. André Fizzei Zeferino, cirurgião dentista e diretor de Relações Cooperativas da Uniodonto Campinas.

HIV pode ser transmitido através do beijo?

Segundo dr. André Fizzei Zeferino, a gengivite pode realmente abrir caminho para outras doenças, mas isso não permite o contágio por HIV através do beijo. “A gengivite é a porta de entrada para bactérias no organismo e pode causar endocardites bacterianas sistêmicas severas, internação e até chegar à morte. Mas muitos estudos científicos revelam que o beijo não é uma forma de contágio”, explicou De acordo com o Manual de Condutas Controle de Infecções e a Prática da Odontologia em Tempos de Aids, do Ministério da Saúde, as proteínas presentes na saliva impedem que ela seja um meio de contaminação pelo vírus da imuno-deficiência. Além disso, por conta da característica hipotônica da saliva (baixa concentração de íons) também impede que o vírus consiga contaminar outra pessoa através da saliva.

Quais problemas bucais atingem a população soropositiva com mais frequência

Por causar uma deficiência no sistema imunológico, o HIV permite que diversas infecções oportunistas acometam as pessoas infectadas e as doenças bucais não são diferentes. Muitas dessas doenças são facilmente combatidas por um sistema imune saudável, sendo muito raras em pessoas sem HIV. Um artigo publicado em 2018 aponta as mais comuns entre os pacientes soropositivos.São elas:

• Candidíase: também conhecida como “sapinho”, é provocada por um fungo. Provoca manchas esbranquiçadas nas bochechas, língua, esôfago, e em pessoas imunodeprimidas pode causar feridas graves;
  • Leucoplasia Pilosa: área esbranquiçada na língua que não sai com raspagem e possui aspecto de pelos. Geralmente localizada nas bordas da língua, podendo ser presente de um ou de ambos os lados dela;
  • Sarcoma de Kaposi: câncer de pele causado pelo herpesvírus humano tipo 8. Causa diversas manchas vermelhas planas ou não que podem se espalhar pelo corpo, rost e dentro da boca;
  • Eritema gengival linear: também conhecido como gengivite do HIV, é causada pelo mesmo vírus da cândida. ;
  • Gengivite ulcerativa necrosante: infecção forte das gengivas que causa dor, febre, hálito fétido e mal estar. Acontece quando há um crescimento na quantidade de bactérias da boca e as gengivas são infectadas. Muito comum em pacientes imunodeprimidos, cujo sistema imune não consegue controlar a população bacteriana da boca;
  • Periodontite ulcerativa necrosante.