Você já ouviu falar na tecnologia CAD/CAM? Responsável por tornar o tratamento ortodôntico muito mais eficiente, ela tem sido a grande aposta entre dentistas e pacientes para trazer mais modernidade e conforto durante o uso de diferentes tipos de aparelho ortodôntico. Mas será que a tecnologia CAD/CAM é segura? Para desvendar essa e outras dúvidas sobre o assunto, conversamos com a dentista Rhianna Barreto. Confira!
Tecnologia CAD/CAM: o que é?
De maneira geral, a CAD/CAM é a junção de duas tecnologias utilizadas de uma só vez. “O termo CAD-CAM designa o desenho de uma estrutura protética em num computador (Computer Aided Design) seguido da sua confecção por uma máquina de fresagem (Computer Aided Manufacturing)”, explica a dentista. Justamente por isso, a tecnologia – que já era utilizada em engenharia – é frequentemente indicada para confecção de próteses e implantes dentários. Além disso, as duas técnicas oferecidas pela tecnologia CAD/CAM podem ser usadas separadamente, dependendo do tratamento que será feito.
Para quais casos a tecnologia CAD/CAM é indicada?
A principal função da tecnologia CAD/CAM é auxiliar no escaneamento da arcada dentária do paciente, facilitando o projeto de todo o tratamento ortodôntico e a própria confecção dos diferentes tipos de aparelho dental e próteses dentárias. “A tecnologia CAD/CAM entra na clínica odontológica com o objetivo de simplificar, automatizar e garantir níveis de qualidade com adaptações micrométricas das nossas próteses dentárias”, reforça a profissional. Dessa forma, esses procedimentos acontecem com mais rapidez, já que ambos os sistemas estão interligados.
Os benefícios da tecnologia CAD/CAM para odontologia
Segundo a dentista, a tecnologia CAD/CAM oferece inúmeros benefícios para pacientes e dentistas. Veja os principais abaixo:
1) A tecnologia CAD/CAM oferece mais precisão no tratamento ortodôntico e próteses dentárias. Isso porque ela é capaz de diminuir significativamente as chances do paciente rejeitar esses acessórios ou de precisar fazer ajustes após a sua colocação;
2) O sistema CAD/CAM dispensa a moldagem tradicional feita para produção de aparelhos e próteses dentárias, já que oferece um escaneamento total da arcada dentária do paciente;
3) A tecnologia também garante um tempo menor de produção para próteses dentárias;
4) É mais econômico para o dentista, que não precisa gastar tanto com material e para o paciente, que não precisa mais ir a tantas consultas para a confecção e instalação do aparelho ou prótese.
Afinal, a tecnologia CAD/CAM é segura?
Sim. “Com base nos dados encontrados em artigos e pesquisas, é possível afirmar que a tecnologia CAD/CAM usada atualmente em procedimentos odontológicos é capaz de produzir restaurações protéticas de alta qualidade e com muitas opções de materiais restauradores e tipos de prótese”, revela a Dra. Rhianna. Sendo assim, ela é um dos meios mais seguros e precisos na confecção de aparelhos, próteses e próteses sobre implantes.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 37448