Tecnologia aliada à saúde: micro-robôs auxiliam em tratamentos odontológicos

A tecnologia está a todo vapor, e além da criação de diversos equipamentos que auxiliam tanto na medicina quanto na odontologia, agora temos também uma novidade nessas áreas: os micro-robôs. Liderada pelo microbiólogo Hyun Koo, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveu um trabalho mostrando como a nanotecnologia poderia ser uma grande aliada aos tratamentos odontológicos. Mas afinal, como isso é possível? De que forma esses micro-robôs poderiam trazer algum benefício para o seu sorriso? O Sorrisologia preparou uma matéria especial para te explicar do que se trata esse avanço tecnológico, acompanhe!

Micro-robôs e as placas bacterianas

De acordo com a pesquisa, os nano-robôs são capazes de destruir o biofilme aglomerado na superfície dentária, também conhecido como placa bacteriana. Normalmente, essa substância pegajosa gruda nos dentes e não é tão fácil de ser removida com uma simples escovação, ainda mais se esta for incompleta. Isto é, se o fio dental e o enxaguante bucal não fizerem parte da rotina de higiene do paciente, não é possível que as placas bacterianas foram totalmente removidas e, com o tempo, isso pode resultar em um problemão, como a formação de cáries, por exemplo.

Nanotecnologia em ação

Com o objetivo de eliminar o biofilme causado pelas bactérias, os pesquisadores trabalharam em cima de dois sistemas distintos: um projetado para trabalhar em superfícies e outro para espaços confinados. No primeiro, os micro-robôs são despejados sobre o local e removem as partículas bacterianas através de movimentos guiados por ímãs. Já no sistema voltado para espaços mais limitados, os nano-robôs são moldados em forma de brocas que podem destruir e remover toda a placa acumulada no interior de canais dentários.

Por que remover a placa bacteriana é importante?

Você pode até achar que a placa bacteriana é algo inofensivo, mas é aí que mora o perigo. Apesar do biofilme em si não representar nenhuma ameaça, o seu acúmulo, por outro lado, pode trazer sérias consequências para o paciente. A maioria dos problemas bucais, como a cárie e as doenças periodontais, é desenvolvida a partir desse cenário bacteriano, portanto a sua remoção diária é essencial na prevenção de várias patologias. Uma boa higiene bucal é o primeiro passo para que seu sorriso fique longe de problemas, mas com a ajuda dos micro-robôs e consultas frequentes ao seu dentista, isso poderá ficar ainda mais fácil!