(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?

Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?

Descobrir que você está com tártaro não é uma notícia nada agradável. Parece que todo o seu empenho com a higiene bucal e boa dieta foi completamente em vão. Esse problema bucal, causado pelo endurecimento da placa bacteriana, além de tomar conta do sorriso de adultos, também pode afetar o de crianças que ainda possuem dentes de leite. Quando isso acontece, o tratamento é o mesmo para a dentição permanente? O Sorrisologia entrevistou a dentista Heloísa Crisóstomo, que indicou as principais medidas.

Como o tártaro se forma?

De acordo com a profissional, o tártaro, também conhecido como cálculo, é formado pela calcificação da placa bacteriana. “A placa bacteriana calcificada por não ser desorganizada na escovação, ou seja, quando ficamos muito tempo sem escovar os dentes corretamente, ela endurece, formando o tártaro”. Nessa etapa, a remoção é feita somente com a ajuda do dentista.

Como é feita a limpeza de tártaro em dentes de leite? De quanto em quanto tempo ela deve ser feita?

Heloísa explica como esse procedimento é realizado: “A limpeza do tártaro é feita com ultrassom ou com curetas periodontais. Com esses instrumentais raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro, removendo-o”. O ideal é não deixar acumular os tártaros, realizando sempre uma higienização efetiva.

Quando ele é acumulado, ele precisa ser removido imediatamente para não causar inflamação gengival, evitando comprometer os tecidos de suporte dos dentes. A presença da placa bacteriana na dentição infantil pode acabar gerando algumas complicações na saúde bucal. Quando não eliminada ela pode levar a diversos problemas como cárie e mau hálito, tanto em crianças quanto em adultos. Por isso é importante estar atento para prevenir que essas doenças se desenvolvam.

O que fazer para manter o resultado da limpeza de tártaro?

A dentista recomenda sempre reforçar a limpeza bucal e o uso habitual do fio dental, esses são os cuidados que o paciente deve manter em casa para evitar que a placa bacteriana calcifique. “Também indicamos um controle anual no consultório, mas caso o paciente acumule muito tártaro, aconselhamos um intervalo menor entre as consultas”, finalizou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo – Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149

Veja Também
×