Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para ninguém. Entre os problemas mais comuns, está a dor de dente. Mas, ao contrário do que muitos pensam, muita das vezes, esse incômodo pode ser causado por outro quadro: a sinusite. Para entender melhor sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos que contou a relação entre a sinusite e a dor de dente e como manter o sorriso saudável no inverno. Veja só!
É verdade que a sinusite pode causar dor de dente?
Bastante comum durante o inverno, a sinusite pode ser a grande responsável pela sensação de dor de dente. Nesse sentido, a especialista revela que o sintoma é comum nos quadros de sinusite não odontogênica. “A inflamação que se desenvolve nos seios paranasais desencadeia a congestão local e o aumento de pressão tecidual, fatores que resultam em dor, não apenas em um, mas um grupo de dentes superiores, devido à proximidade destes seios com a maxila”, afirma. Em casos agudos, o sintoma pode durar menos de doze semanas, enquanto nos casos crônicos as dores podem persistir por mais tempo. Já nos quadros de sinusite odontogênica, a dor de dente não é um sintoma comum, mas pode ocorrer devido aos problemas bucais existentes, como infecções endodônticas e as doenças periodontais.
Por que esse sintoma é mais frequente no inverno?
De acordo com a dentista, a razão para o aumento dos quadros de sinusite e, consequente, as dores de dente durante o inverno é bem simples. Acontece que, durante a estação, alguns fatores, como poluição, variações de temperatura, clima seco e tempo chuvoso contribuem para o desenvolvimento do processo inflamatório devido à irritação da mucosa dos seios paranasais. “As variações climáticas influenciam o desenvolvimento da sinusite porque o tempo frio, para muitas pessoas, é um gatilho para crises alérgicas”, completa. Quando não tratado, o quadro do paciente pode evoluir para a sinusite, também chamada de rinossinusite. Nesse caso, além das dores nos dentes, outros sintomas como mau hálito, produção de secreção nasal, sensação de pressão na cabeça, febre e obstrução nasal tendem a surgir.
Veja alguns cuidados para amenizar a dor de dente no inverno
Seja nos dias quentes ou frios, uma coisa é certa: ninguém gosta de sentir o desconforto da dor de dente. Por isso, é comum que pacientes com esse quadro procurem um maneira de alivia-o rapidamente. Nesse caso, é importante procurar um profissional qualificado para diagnosticar a causa dela e escolher o tratamento ideal para você. “Geralmente, os tratamentos seguem condutas apropriadas ao tipo de sinusite, que podem ser abordagens medicamentosas, descongestionantes, de alívio dos sintomas e até cirúrgicas”, explica a dentista. No caso das sinusites odontogênicas, o tratamento das infecções que afetam dentes, gengivas e tecidos vizinhos são fundamentais para curar o quadro de sinusite.
Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE: 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife