Dores no corpo, mal estar e dificuldade ao respirar: esses são alguns dos principais sintomas da COVID-19. Quem acaba contraindo essa doença, também precisa ficar atento aos indícios orais que o vírus pode causar, como a tosse frequente. Mas além desse, outros incômodos também podem afetar a saúde bucal do paciente infectado com Coronavírus. O Sorrisologia entrevistou a dentista Renata Horn que revelou quais são os sintomas orais da COVID.
Quais são os sintomas orais do novo Coronavírus?
Os sintomas orais mais comuns da COVID são:
-
Tosse seca;
-
Alteração ou ausência de paladar;
-
Xerostomia, também conhecida como sensação de boca seca, que muitas vezes acontece em decorrência da diminuição do fluxo salivar.
“Existem novos estudos que sugerem a hipótese do Coronavírus manifestar lesões na cavidade oral, como ulceras de lábios e gengivite descamativa, porém, ainda não e possível confirmar sua relação com o SARS-CoV-2”, revelou a dentista.
Como o paciente deve lidar com esses sintomas do Coronavírus?
Para lidar com esses sinais da Covid, Renata recomenda algumas medidas: “É muito importante que seja mantida a higiene bucal, escovando os dentes e a língua após as refeições e antes de dormir, assim como o uso de fio dental. É preciso também desinfetar a escova de dentes após cada uso e descartá-la depois de 14 dias do primeiro sintoma”. Além disso também é fundamental descansar e beber bastante líquido. Caso os sintomas evoluam, não deixe de buscar ajuda médica o mais rápido possível!
Cuidados que previnem a transmissão do novo Coronavírus
A principal forma de prevenção é ficar em casa, colocar a máscara sempre que sair, lavar as mãos com sabonete e/ou desinfetar com álcool em gel, além de evitar o contato corporal com pessoas. Quanto aos cuidados com a higiene bucal, a odontologista recomenda:
-
É importante a higienização correta da língua e dos dentes;
-
A troca da escova dental deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção para evitar o risco da recontaminação;
-
Manter a escova de dentes e o higienizador de língua em soluções desinfetantes à base de água e enxaguante bucal.
Renata ainda avisa: “A higiene bucal não está relacionada ao tratamento da COVID, porém uma das principais portas de entrada do vírus é a boca, logo, bons hábitos de higiene pessoal e bucal ajuda na prevenção de diversas doenças”, alertou a especialista.
Como o paciente com COVID deve higienizar a boca?
Se você descobriu que está com Coronavírus, precisa reforçar todas as medidas da sua rotina de higiene, inclusive a bucal, como explica a dentista: “Os pacientes devem escovar seus dentes após as refeições e antes de dormir, fazer higienização da língua e ter todo cuidado com os molares, aqueles próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração, utilizar fio dental e enxaguante bucal, para prevenir quem está com Coronavírus de agravos de infecções pulmonares”, finalizou.
Esse artigo contou com a participação profissional de:
Renata Horn
CRO/RJ: 30422
Mestranda em implantes dentários; periodontista; Implantodontista e ortodontista
Atualizada em 29/06/2022.