(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Sensibilidade nos dentes: quais os cuidados necessários após o clareamento dental?

Sensibilidade nos dentes: quais os cuidados necessários após o clareamento dental?

Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Sensi-Alívio

Creme Dental Oral-B Pró-Saúde Sensi-Alívio

Compre aqui

Quem deseja fazer clareamento nos dentes pode ter algumas dúvidas quanto aos benefícios dessa técnica, como ela funciona e quais os cuidados necessários depois de realizar esse tipo de procedimento (principalmente no que diz respeito à sensibilidade dentária). Se essa é uma das questões que vem vagando pela sua cabeça, não se preocupe: o Sorrisologia conversou com o odontólogo e especialista em estética Vinícius Barçal, e ele indicou tudo que você precisa saber sobre sensibilidade após o clareamento.

Sensibilidade dentária: o que é?

A hipersensibilidade dentinária, também conhecida como sensibilidade dentária, é a dor causada pela exposição de estruturas internas do dente. Segundo o especialista, a dentina, protegida pelo esmalte dental na coroa do dente e pela gengiva na raiz, contém diversos túbulos dentinários que se comunicam com a polpa do dente. “Esses túbulos estão cheios de líquido e terminações nervosas, estímulos que levem ao movimento desse líquido (como mudança de temperatura, ar, alimentos doces…) alteram a pressão interna dos túbulos que ativa as terminações nervosas levando ao surgimento da dor por sensibilidade”, explica.

Principais causas da sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária pode estar associada a diversos fatores. O odontólogo indicou alguns deles, que são considerados as principais causas para a condição:

1. Abrasão causada pela aplicação de técnicas de escovação e escovas incorretas;
2. Erosão ácida: neste caso, a erosão pode estar associada a uma dieta alimentar muito ácida, ou seja, com grande quantidade de alimentos cítricos, levando a perda do esmalte dentário que protege o dente;
3. Retração gengival causada por doenças como gengivite, periodontite ou por trauma.

Há contraindicações para pacientes com dentes sensíveis que queiram realizar o clareamento dental?

O paciente com sensibilidade precisa, em primeiro lugar, procurar um especialista que seja capaz de identificar o fator que está causando a sensibilidade para poder eliminá-lo. O odontólogo indica que em casos de perda de parte da estrutura dental e exposição da dentina, pode ser feito restauração em resina para recobrir o esmalte que se perdeu; e quando ocorre a retração gengival, uma restauração de recobrimento da raiz ou até mesmo uma cirurgia plástica para se enxertar o tecido gengival na região são boas opções. Além disso, o especialista fala sobre novas tecnologias que vêm sendo implementadas no tratamento de clareamento dental, como o laser: “O laser promove o selamento dentinário, obliterando – fechando – a entrada dos túbulos expostos que geram a alteração de pressão e dor por sensibilidade.”

Cuidados para evitar sensibilidade após o procedimento

Diminuir o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas muito extremas também pode ajudar no alívio da sensibilidade durante o tratamento clareador, evitando tanto os alimentos muito frios quanto os muito quentes. Outro fator importante a se levar em conta é a concentração do gel clareador, para pacientes que apresentam histórico de sensibilidade é primordial manter o tratamento com géis de baixa concentração, como o peróxido de carbamida a 10%. Isso não significa que o dente não vá clarear, e sim que o clareamento vai ser gradual e ocorrerá em um período de dias maior. Cabe também ao dentista indicar o uso de dessensibilizantes após o uso do gel clareador, esses dessensibilizantes possuem partículas que também agem fechando os túbulos dentinários.

Como prevenir a hipersensibilidade?

Não há mistério para prevenir a sensibilidade nos dentes, e manter em dia as consultas de manutenção e prevenção com o dentista é sempre bastante eficaz. Outro fator que pode colaborar é evitar alimentos muito ácidos, e não ingerir alimentos frios logo após um alimento quente e vice-versa. “Durante o tratamento clareador é recomendado diminuir o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas muito extremas, evitar tanto os alimentos muito frios quanto os muito quentes ajuda a diminuir a sensibilidade causada pelo clareamento.”

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal – Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 3979-7

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Veja Também
×