Cuidar da saúde bucal durante (e após) a gravidez é muito importante para evitar infecções e doenças bucais, sabia? Nesse período, as alterações hormonais tendem a causar um desequilíbrio na produção de saliva – o que pode aumentar, consequentemente, as chances de doenças na gengiva e também quadros de halitose.
Durante o puerpério (período pós-parto que dura entre 45 e 60 dias), em especial, essas alterações são bastante intensas, o que demanda uma atenção ainda maior com a higiene e saúde bucal como um todo.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que explicou melhor como o puerpério afeta a saúde bucal da mulher e deu ótimas dicas para prevenir problemas nesse período. Continue lendo para descobrir!
Como as alterações hormonais afetam a saúde bucal da mulher?
De acordo com a cirurgiã-dentista, as alterações hormonais que ocorrem no puerpério são mais abruptas e, por isso, tendem a afetar o bem-estar e a saúde da mulher como um todo. A saúde dos dentes, em especial, pode ser afetada tanto por desequilíbrios na saliva quanto por descuidos na higienização. Por isso, é muito importante que a mulher tome alguns cuidados básicos e conte com todo o suporte necessário para evitar complicações.
“O puerpério é caracterizado por uma queda nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, em que gradativamente o corpo da mulher retorna ao estado fisiológico. Esse processo merece especial atenção, pois as mudanças hormonais podem favorecer um quadro de secura bucal que pode, ou não, vir concomitantemente com a depressão pós-parto, que também contribui para a redução do fluxo salivar, o que expõe a mulher a maior risco de atividade de cárie e doença periodontal”, explica.
“Devido à rotina de cuidados que priorizam o bebê, a mãe também pode acabar negligenciando os cuidados básicos consigo mesma, dentre os quais, a correta higienização bucal”, complementa.
Quais cuidados de saúde e higiene bucal devem ser tomados no puerpério?
A especialista reforça que são muitos os fatores que podem afetar a saúde da mãe no puerpério: cólicas pós-parto, dificuldades para amamentar, dormir, estresse e também particularidades que variam de acordo com a mulher. Para minimizar esses danos e evitar complicações, é necessário atentar a diferentes pontos, como a alimentação e a rotina de higiene bucal. Confira as dicas listadas pela profissional:
1. Alimentação saudável contribui para a saúde bucal e bem-estar
Selecionar bem os alimentos que serão consumidos é importante para garantir uma melhor recuperação e, ainda, proteger a saúde dos dentes. Bebidas e comidas açucaradas e industrializadas, por exemplo, não são muito interessantes em termos nutricionais e ainda podem desgastar o esmalte do dente.
“É preciso adotar um estilo alimentar mais rico e saudável (com a devida orientação médica) composto de frutas, legumes, fibras, fontes de cálcio, fosfato e vitamina D, que são nutrientes fundamentais para a saúde da mulher e para a criança também”, orienta a dentista.
2. Aumentar o consumo de água ajuda a proteger a saúde da gengiva e dos dentes
Beber muita água, de acordo com a especialista, é uma boa dica para amenizar os desequilíbrios causados pelas alterações hormonais no puerpério. “Ingestão abundante de água é importante para estimular a qualidade e a quantidade ideal de saliva, que atua na neutralização do pH bucal e tem efeito protetor para os dentes e gengiva”, recomenda.
3. Fio dental e escova de dente macia são imprescindíveis nesse período
Recorrer aos produtos de higiene bucal mais adequados é outro cuidado muito importante. A escova de dente macia, por exemplo, é a melhor opção para não machucar a gengiva. Além disso, de acordo com a dentista, é imprescindível que a mãe mantenha uma rotina completa de higienização bucal.
“Apesar de ser um momento com muitos desafios inerentes ao puerpério, a mulher precisa ter atenção e cuidados especiais com a sua higiene bucal: usar o fio dental e escovar os dentes após as refeições são pontos essenciais para a remoção do biofilme dental e a prevenção da cárie”, destaca.
4. Realize uma profilaxia dentária após o puerpério
Marcar uma consulta com um dentista de confiança também é importante para evitar problemas no pós-parto. O ideal é esperar o puerpério passar para, então, recorrer aos tratamentos odontológicos necessários. “Ao se recuperar desta fase, recomenda-se uma consulta para a realização de procedimentos de raspagem e profilaxia profissional, de suma importância para tratar a inflamação gengival, decorrente da deficiência na higiene bucal, e remineralizar o esmalte dental”, finaliza a especialista.