Você tem o hábito de escovar a língua todas as vezes quando faz a higiene bucal? Esse costume, além de prevenir o mau hálito, também evita a formação da saburra lingual, aquela massinha branca ou amarelada que se forma na superfície da língua. Essa sujeira acumulada pode provocar sérios problemas bucais, mas será que a cárie é um deles? A equipe de Sorrisologia esclareceu essa dúvida e indicou diversas técnicas eficazes de combater a saburra lingual e prevenir a cárie nos dentes. Veja só!
O que é a saburra lingual?
A saburra não é um problema que aparece de repente na sua língua. Na verdade, existem diversos motivos para que essa massinha se forme por cima da mucosa lingual. De acordo com um artigo científico do Brazilian Journal of Development, a saburra é formada por restos epiteliais da mucosa oral, bactérias e restos alimentares que se acumulam no dorso da língua liberando compostos com mau cheiro, chamados de compostos sulfurados voláteis (CSV), responsáveis pelo mau hálito.
Essa combinação pode ser uma das causas da halitose, um problema bucal sério que, em alguns casos, acaba sendo crônico, ou seja, incurável. O segredo para melhorar a saúde bucal, nesse caso, começa com cuidados básicos como escovar a língua e os dentes da maneira correta. Por isso é tão importante levar a higiene bucal a sério!
É verdade que a saburra lingual pode levar à cárie?
Como a saburra lingual é um compilado de bactérias já existentes na boca, juntamente com resíduos alimentares, é bem possível que ela acabe causando cárie em algum momento se não for devidamente removida. Como a língua está em constante contato com a parte traseira dos dentes, esses microrganismos presentes nela acabam sendo transferidos para a superfície dos elementos dentários. Esse transporte de bactérias somado à má higiene bucal a longo prazo resulta na formação da cárie dental.
Como tratar a cárie causada pela saburra lingual?
O tratamento da cárie vai depender da gravidade da lesão formada. Se for uma cárie superficial, normalmente um procedimento de obturação é capaz de dar um fim no problema. Agora, se você demorou a procurar ajuda e a cárie já tomou conta da polpa dentária, só um tratamento de canal pode recuperar o seu dente. Lembrando que, além de procurar um cirurgião-dentista para solucionar a lesão cariosa, também é necessário reforçar os cuidados com a higiene bucal para evitar a saburra lingual e, assim, prevenir o surgimento de novas cáries.
Cuidados para evitar a cárie e a saburra lingual
Para evitar tanto a saburra lingual, quanto a formação de cárie, existem alguns cuidados capazes de prevenir esses problemas:
-
Escove a língua todas as vezes que você for escovar os dentes. Você pode usar as cerdas da escova ou um raspador específico para essa higiene.
-
Além da parte da frente dos dentes, também é importante escovar a parte de trás, onde a língua está em constante contato. Assim, conseguimos evitar ainda mais o acúmulo de bactérias.
-
Use fio dental! Só ele é capaz de alcançar o espaço entre os dentes, onde o acúmulo de placa bacteriana é bem maior.
-
Inclua o enxaguante bucal no seu ritual de higiene. O produto ajuda a proteger a sua boca do aumento das bactérias no dorso da língua e de toda cavidade bucal.
-
Evite a ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidrato. Esse tipo de comida favorece a produção de placa bacteriana, da saburra lingual e, consequentemente, da cárie.