Como o próprio nome sugere, a restauração dental é um procedimento indicado para restaurar dentes quebrados ou danificados pela ação da cárie. O material escolhido para a técnica varia de acordo com a quantidade de estrutura perdida e, claro, da avaliação do dentista. Depois de se submeter ao procedimento, é comum que o paciente passe a língua ou até mesmo o dedo no local tratado e estranhe a nova textura. No entanto, vale ficar em alerta: sentir o dente áspero após restauração não é considerado normal e deve ser investigado. Saiba mais a seguir!
Dente áspero após restauração pode ser sinal de que algo está errado
A restauração de dente visa devolver forma e função ao elemento dental afetado. Ela pode ser direta — quando o material utilizado é aplicado diretamente no dente — e indireta — quando o desgaste é maior e o material precisa ser preparado previamente para que possa ser encaixado no dente. Independentemente da técnica empregada, sentir o dente áspero após o procedimento deve servir como um alerta para o paciente.
Segundo a dentista Priscila Almeida, com quem conversamos sobre o assunto, isso não é normal. “A restauração tem uma textura um pouco diferente da do dente, porque não é possível reaplicar o esmalte do dente nesse material, logo, você sente uma diferença leve. Porém, essa superfície precisa estar lisa”, adverte a profissional. “Se você notar que essa restauração está muito áspera, com excesso e até pegando no fio dental, pode ser sinal de que houve algum problema no polimento do dente e será necessário retornar ao dentista responsável para a correção”, aconselha.
Como saber se a restauração de dente ficou boa?
É importante buscar um dentista qualificado e de confiança para realizar a restauração dental. Cabe ao profissional orientar o paciente não somente em relação aos cuidados antes e após o procedimento, como também em relação às expectativas para o resultado. “Uma restauração boa não deixa os dentes sensíveis, não acumula sujeira na emenda dos dentes, o fio dental não embola e nem corta quando passa por ela. Também não atrapalha o fechamento da boca ou a mordida. Se a sua restauração não tem essas características, retorne ao dentista para uma avaliação”, ressalta a Dra. Priscila.
É possível tratar o dente áspero?
Nem todo dente áspero é consequência de uma restauração dental mal sucedida. Por isso, para obter o diagnóstico correto e dar início ao tratamento adequado, é imprescindível passar por uma avaliação com o dentista. Muitas vezes, a aspereza dos dentes está relacionada à falta de higiene bucal e pode ser facilmente corrigida.
“Se os seus dentes estiverem ásperos, este pode ser um sinal da presença de acúmulo de tártaro. Procure atendimento de um especialista para a realização de uma profilaxia oral com raspagem, para remoção do tártaro e polimento dos dentes. Para evitar o acúmulo de cálculo dentário, é indispensável fazer a higienização correta da boca, sempre escovando os dentes e usando o fio dental após as refeições, além das limpezas regulares em consultório”, recomenda a profissional.
Redação: Dóris Marinho