Dentre as ferramentas que podem contribuir para higiene bucal, o raspador de língua é uma das mais procuradas pelos pacientes. Não é para menos: o item promete remover microrganismos presentes na área que podem resultar em certos problemas bucais, como a halitose. Mas será que você sabe como o acessório deve ser usado? Ou quais as suas vantagens? Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com o dentista Diego Limoeiro que contou tudo o que você precisa saber sobre o raspador de língua.
O raspador de língua é um grande aliado para saúde bucal
Conhecido por remover a camada esbranquiçada formada por vários microorganismos, restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias, o raspador de língua é um verdadeiro aliado quando o assunto é garantir uma higiene bucal eficaz. “A sua função é de ser um acessório na escovação, especificamente da língua, raspando o fundo da região para remover a saburra lingual”, afirma o especialista. Por sua vez, a saburra lingual adere à língua, algumas vezes sendo a grande responsável por causar alguns problemas bucais, como o mau hálito. Por isso, é importante que o paciente a remova, colocando essa atividade em prática junto à rotina de higienização.
Como o raspador de língua deve ser usado?
Quando se trata do raspador de língua, uma das principais dúvidas é sobre a utilização da ferramenta. De acordo com o profissional, existem diversos tipos de raspadores de língua e todos exigem um cuidado durante a escovação. Para higienizar a língua corretamente com o acessório, o primeiro passo é colocá-la para fora da boca e posicionar a parte arredondada do raspador em direção a garganta. Em seguida, é preciso puxar o raspador lentamente até a ponta da língua, eliminando a saburra lingual. Nesse caso, é importante que o processo seja repetido entre 2 a 3 vezes, lembrando que o raspador deve ser lavado com água a cada vez que for puxada a camada esbranquiçada. Além disso, o mais recomendado é usar o produto depois da escovação e do fio dental e antes do enxaguante bucal.
Raspador de língua: qualquer paciente pode usar?
Assim como outras ferramentas odontológicas, o raspador de língua também possui alguns pré-requisitos para sua utilização. Pacientes com aftas ou lesões causadas por herpes, por exemplo, devem evitar o uso do raspador de língua devido à sensibilidade na região e o risco de sangramentos. Além destes, pessoas intolerantes ao uso de raspador e que apresentam ânsia de vômito durante o processo de limpeza também precisam evitar o acessório. Nesses casos, o ideal é investir em uma boa escovação dentária para garantir a saúde bucal.
Veja como escolher o raspador de língua ideal
Segundo o dentista Diego Limoeiro, existem diferentes tipos e formatos de raspadores de língua no mercado odontológico. “Os itens de plástico e inox, por exemplo, são os mais utilizados”, revela. Na hora de escolher o melhor modelo, o truque é buscar por opções com desenho anatômico, que facilitam o processo de limpeza da superfície da língua. Além disso, também vale optar por um raspador de língua com formato da cabeça mais delicado para garantir um limpeza mais completa até o fundo da boca. Por fim, é importante lembrar que os acessórios com cerdas também devem ser evitados, já que diminuem a vida útil do raspador de língua e favorecem o acúmulo de bactérias.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro – Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 31146