(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Quem tem bruxismo pode fazer restauração dentária?

Quem tem bruxismo pode fazer restauração dentária?

O bruxismo é um problema que afeta diretamente as estruturas dos dentes. Quando o problema não é tratado, acaba causando o desgaste do esmalte, podendo atingir a superfície do elemento dentário. Para tratar essas lesões só uma restauração dentária para evitar doenças como a cárie ou uma pulpite. Mas quem tem bruxismo pode realizar esse tipo de procedimento? O Sorrisologia convidou a especialista Edilaine Gomes que esclareceu essa dúvida.

Entenda melhor o bruxismo:

De acordo com a profissional, o bruxismo pode ser considerada uma parafunção, ou seja, uma atividade que funciona de forma alterada. “Ela é manifestada pelo ato de ranger ou apertar os dentes à noite ou durante o dia. Essa condição quando persiste por um longo prazo na boca, pode ter como consequência alterações dentárias importantes como a abfração e os desgastes dentários”, revelou. Entenda melhor essas consequências:

Abfração: são cavidades que aparecem nos dentes à distancia do ponto de contato oclusal (região onde mordemos) devido às forças oclusais indevidas no elemento dentário.

Desgastes dentários: podem ocorrer de forma mais superficial, atingindo o esmalte do dente ou de forma mais profunda chegando à dentina, e dependendo do grau de intensidade haverá quebra de restaurações ou até fratura do dente.

Quem tem bruxismo pode restaurar os dentes?

Edilaine conta que o tratamento restaurador pode ser feito normalmente, entretanto, essas estruturas não suportam esse apertamento do bruxismo durante muito tempo sem uma proteção. “Por isso, para que seja evitada a quebra dessas restaurações, uma placa miorrelaxante deve ser usada com o acompanhamento de um profissional especializado”, esclareceu.

Qual o melhor tratamento para o bruxismo nesse caso?

O melhor tratamento para bruxismo seria a busca por uma consulta com um especialista. “Uma vez que se trata de uma doença multifatorial e como alguns pacientes podem ter o bruxismo associado a uma DTM, a terapia precisa que ser individualizada, de acordo com os sintomas de cada pessoa”, ressaltou.

Para adiantar o assunto, a dentista destaca as principais formas de tratar o bruxismo:

– Reabilitação oral com recuperação dos dentes desgastados devolvendo altura às estruturas dentais sequeladas e a saúde bucal;

– Placas oclusais (miorrelaxante);

– Terapia cognitivo comportamental;

– Atividade física com regularidade;

– Fisioterapia;

– Tratamento farmacológico;

– Aplicação de toxina botulínica.

Esse artigo contou com a participação de:

Edilaine Gomes
CRO/ES 3944
Especialista em ortodontia, DTM e dor orofacial e atualmente em 2018 concluído curso de pós graduação em harmonização orofacial; Professora auxiliar de curso de especialização em ortodontia por 4 anos (2013-2017).

Veja Também
×