Dente de bebê nascendo: quais cuidados tomar?

O dente de bebê nascendo pode causar muito incômodo para o pequeno e para os pais. Nesse momento, em que os dentes de leite começam a despontar, é comum que a mamãe e o papai se desesperem tentando aliviar o incômodo do seu filho, e até mesmo se preocupem se já é hora de começar os cuidados com a saúde bucal do bebê. Para saber quais cuidados tomar quando durante a erupção dos dentes do bebê, conversamos com a dentista Uila Ramos. Confira!

Como os dentes de leite nascem?

Chamado pelos dentistas de erupção dentária decíduos, o nascimento dos dentes é um processo cujo início varia de acordo com cada criança. “Ele é caracterizado pela migração do dente da sua posição intraóssea até alcançar o seu lugar e função na cavidade bucal”, explica dra. Uila. De acordo com o Caderno Temático do Programa Saúde na Escola sobre Saúde Bucal do Ministério da Saúde, a erupção dos dentes acontece na seguinte ordem: incisivos centrais inferiores, incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores, incisivos laterais superiores, caninos inferiores, caninos superiores, primeiros molares inferiores e superiores, segundos molares inferiores, e por fim segundos molares superiores.

Quais os sintomas do nascimento de dente do bebê e como aliviá-los?

Como toda mudança no corpo, o nascimento dos dentes do bebê também causa alguns incômodos. Inclusive, eles até possuem um nome específico! “O termo odontíase se refere a sintomas orais e sistêmicos que afetam o bebê durante o processo da erupção”, aponta dra. Uila. “Dentre as manifestações sistêmicas informadas pelos pais durante as consultas estão:

• sono agitado;
  • irritação;
  • diminuição do apetite;
  • enjoos”.

Entre outros sintomas também estão:

• Prurido (coceira) gengival;
  • Dor;
  • edema (inchaço) gengival;
  • Coriza;
  • aumento da salivação (sialorreia);

Para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes do bebê, dra. Uila Ramos indica oferecer alimentos e bebidas geladas para o bebê, para aliviar a coceira e o inchaço na gengiva, oferecer mordedores macios, além de massagear a gengiva com as mãos limpas para evitar que ele seja contaminado com quaisquer doença.

A higiene bucal do bebê começa junto com o nascimento dos primeiros dentes

Com os primeiros dentinhos também deve-se dar atenção à saúde bucal do bebê. Por mais que o leite materno não seja rico em açúcar, é importante escovar os dentes do bebê após a amamentação para evitar a cárie de mamadeira. Antes da erupção dos primeiros dentes não é necessário utilizar uma escova de dente para fazer a limpeza, mas criar o hábito de limpar o interior da boca com uma gaze ajuda a acostumar a criança e a criar uma rotina de higiene bucal. “Antes da erupção do primeiro dentinho existem apenas a mucosa de revestimento, a gengiva que recobre os rodetes e a língua que são estruturas favorecidas com a descamação do seu epitélio, fato que renova a formação destes tecidos orais. Na literatura não há indicação de higienização antes da erupção tendo-se em vista a constante renovação tecidual”, informa dra. Uila.

Com a aparição do primeiro dentinho, já é hora de começar a utilizar uma escova macia com ponta arredondada e tamanho adequado para a boca do bebê junto com creme dental 1.000 ppm de flúor. Isso vai garantir que sei pequeno não sofra com cárie no dente de leite.