(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Quanto tempo posso ficar com um curativo no dente?

Quanto tempo posso ficar com um curativo no dente?

Você sabe para que serve o curativo no dente? Conhecido como uma medida paliativa nos tratamentos odontológicos, ele é responsável por proteger um dente quebrado ou que não pode ser totalmente tratado em apenas uma consulta, como ocorre em alguns casos de restauração dentária e tratamento de canal. Mas, assim como outros cuidados, o curativo para dente também possui um prazo de validade e deve ser removido dentro desse período. Para descobrir essa e outras informações sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Ana Elisa. Confira!

Curativo no dente: o que é?

Segundo a dentista, o curativo no dente é basicamente uma restauração provisória realizada pelo cirurgião dentista – geralmente à base de óxido de zinco e eugenol. ”Ele serve para manter as cavidades dos dentes fechadas, evitando a entrada de placa bacteriana e restos alimentares”, explica Ana. Em alguns casos, o curativo para dente também é recomendado para que garantir que as medicações fiquem isoladas da saliva, preservando os efeitos desejados.

Em quais casos o curativo no dente deve ser usado?

Para surpresa de alguns, o curativo no dente pode ser usado em diferentes tipos de tratamento. Veja os principais deles abaixo de acordo com a especialista:

– Quando uma restauração de dente ou prótese dentária cai;
– Para tratar um dente quebrado;
– Quando o estágio da cárie no dente requer mais de uma consulta para finalizar o tratamento;
– Para finalizar o tratamento de canal.

Como é feito o curativo no dente?

Uma das principais dúvidas sobre o curativo no dente é sobre como o procedimento é realizado. Nesse caso, o passo a passo é bem simples: a cavidade do dente é limpa com produtos específicos para essa tarefa. Depois disso, podem ser utilizados medicamentos a fim de tratar o quadro do paciente. Por fim, é utilizado material de obturação provisória, que são mais fáceis de serem removidos nas próximas consultas, para fechar a região.

Curativo no dente: duração do procedimento pode variar

Assim como qualquer outro curativo, o procedimento feito no dente funciona apenas como uma medida paliativa e, por isso, devem ser provisórios. “O tempo de duração do curativo no dente deve ser definido pelo profissional que está acompanhando o procedimento”, ressalta a dentista. Isso porque o prazo de validade pode variar de acordo com o tratamento realizado.

No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela. Por isso, é importante respeitar os intervalos entre as consultas para evitar problemas ainda maiores.

5 cuidados para ter com o curativo no dente

– Mantenha uma boa rotina de higiene bucal de acordo com as orientações recomendadas pelo dentista;
– Evite mastigar com o lado em que o dente recebeu o curativo para não correr o risco de quebrar;
– Diminua o consumo de alimento duros e pegajosos, como guloseimas e chicletes;
– Não remova o curativo de dente em casa. Isso pode piorar a situação do dente, causando alguma infecção.
– Ao lidar com a perda do curativo no dente antes do tempo previsto, procure imediatamente o seu dentista.

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva – Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose com indicação da ABHA (Associação Brasileira de Halitose). Habilitada em Laserterapia.

CRO-RS: 13490

Veja Também
×