As lentes de contato dentais tem sido cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios, já sendo a técnica preferida dos famosos. O procedimento é feito por um profissional da área da Dentística e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes que pode mudar a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais. Mas o que fazer depois? A especialista Kalina Diniz tirou algumas das principais dúvidas e deu dicas de como preservar o seu novo sorriso.
Quanto tempo dura a lente de contato dental?
Há relatos nas pesquisas que afirmam que a duração é de até 20 anos. “O tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente.” Ou seja, não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higienização oral adequada e seguir com hábitos ruins. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível.
Principais cuidados para conservação das lentes de contato
A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes. É preciso evitar o mau hábito de roer as unhas, além de não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos, por exemplo. “É bom redobrar os cuidados em pacientes com hábitos parafuncionais, como o bruxismo, com o uso de um dispositivo de proteção dos dentes, como as placas de relaxamento ou aplicação da toxina botulínica”, comenta a profissional.
As lentes de contato dental precisam de consultas de retorno
Assim como qualquer procedimento odontológico, as lentes de contato dentais necessitam do acompanhamento de um profissional depois de feita. “Se não houver alguma intercorrência, como fraturas ou deslocamentos das lentes, esta revisão pode ser feita de seis em seis meses ou uma vez ao ano, durante as visitas periódicas ao dentista”. É sempre importante observar se as lentes de contato estão certinhas e não teve alguma irregularidade. Então, ninguém melhor do que o profissional adequado, não é?
Veja o que fazer se sua lente de contato dental danificar
As lentes de contato dentais não podem ser reparadas pelo dentista caso lasque ou quebre. Isso significa que caso necessite trocar as lentes é preciso refazê-las, confeccionando novas lentes. “Como esta técnica não pode ser reparada pelo dentista, ela deve ser reenviada ou refeita pelo protético”, finaliza Kalina. Ou seja, todo o cuidado é pouco quando se fala desse procedimento estético. Fique de olho e não deixe de praticar as recomendações para que suas lentes durem por muito tempo.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz – Dentística e Odontologia Estética
São Paulo – SP
CRO-SP: 110560
Atualizada em 27/12/2018