Com o nascimento dos primeiros dentes do bebê, é necessário adotar alguns cuidados para garantir a boa higiene e o bem-estar do pequeno. Você sabia, por exemplo, que a erupção total do dente decíduo (de leite) pode levar mais de uma semana? No período que antecede o rompimento da gengiva – e durante todo o nascimento do dente – o bebê pode sentir algum incômodo e apresentar alterações de humor, o que requer uma maior atenção dos pais.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre quanto tempo demora para o dente decíduo rasgar a gengiva e os cuidados necessários nesse processo. Confira!
Afinal, quanto tempo demora para o dente do bebê rasgar a gengiva?
De acordo com a cirurgiã-dentista, é possível prever o tempo médio que o dente de leite gasta para rasgar a gengiva do bebê. “Para que um dente rompa a gengiva do bebê são necessários cerca de oito dias. No entanto, o processo da formação do dente até o nascimento por completo leva muito mais tempo, cerca de seis meses”, explica a profissional.
É importante destacar, ainda assim, que nem sempre o primeiro dente decíduo emerge aos 6 meses de vida. É possível que isso ocorra um pouco antes ou depois, dependendo de influências genéticas. De acordo com um estudo publicado na Revista da Universidade Vale do Rio Verde, de Três Corações, a partir da emergência do primeiro dente, independente da idade do bebê, o tempo total do processo eruptivo mantém-se em torno de 18 a 21 meses. Isto é, pode levar pouco mais de dois anos para o nascimento de todos os dentes decíduos.
Nascimento dos dentes pode causar dor?
Caso o bebê fique mais agitado e irritado por volta dos 6 meses de idade, já pode presumir que o período de erupção dos dentes está começando. A cirurgiã-dentista explica que os sintomas podem durar alguns dias, o que requer paciência. “Devido à dor e ao inchaço na gengiva, alguns bebês tendem a ter alterações no humor, sono e alimentação. Geralmente, os sintomas aparecem dias antes do nascimento dos dentes e desaparecem assim que as gengivas são rompidas”, afirma a especialista. Após o nascimento do dente, o ideal é levar o bebê ao dentista, principalmente caso os sintomas persistam.
Como aliviar dor de nascimento dos dentes do bebê
Para amenizar ao máximo a sensação de coceira e dor na gengiva do bebê, de acordo com a especialista, é possível recorrer a alimentos refrescantes e até a anestésicos de uso tópico. “Nesse período, é indicado usar compressa, mordedores e alimentos frios para amenizar o desconforto. Caso o bebê fique muito irritado, procure a ajuda de um dentista, pois ele pode prescrever alguns medicamentos, como pomadas para aliviar a dor”, recomenda a profissional.
Higiene bucal infantil deve começar com o nascimento do primeiro dente de leite
Você sabia que a higiene bucal do bebê deve começar assim que o primeiro dente surge? A especialista destaca como a escovação deve ser feita no dia a dia: “O ideal é usar uma escova bem macia, própria para bebês, e creme dental infantil. É importante fazer a higienização, pois, nos primeiros anos de vida, é bastante comum os bebês desenvolverem a chamada cárie de leite, que ocorre quando a criança só dorme mamando”, finaliza.