(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Qual é a função do fio do aparelho ortodôntico?

Qual é a função do fio do aparelho ortodôntico?

Passar pela etapa de uso do aparelho fixo significa ter novos elementos na sua cavidade bucal. Quando falamos nesse tratamento, logo pensamos nas peças mais comuns, como bráquetes e borrachinhas. Contudo, existem outras que muitas das vezes nem sabemos direito qual a função dela em todo o tratamento. Desta forma o Sorrisologia trouxe explicações do dentista Robson Caumo para falar sobre os fios do aparelho ortodôntico, sua função e os principais cuidados.

Conheça o fio ortodôntico

O sorriso metálico significa a solução para muitos problemas bucais, desde o posicionamento errado dos dentes até a oclusão entre as arcadas. Por isso, diversos pacientes acabam sendo indicados a passar pelo tratamento ortodôntico. Conhecer os itens que agora estão dentro da sua cavidade bucal é tão importante quanto os cuidados diários. De acordo com o dentista, o fio é um dos principais componentes do aparelho ortodôntico, junto com os braquetes e as ligaduras, que são os elásticos que colorem o aparelho.

“Ele tem inúmeras funções, dentre as principais estão em movimentar os dentes (em várias direções) e servem como uma espécie de ‘trilho’, onde os estímulos são feitos a fim de movimentar os dentes na direção desejada”, define ele. Além disso, o item é capaz de expandir o arco dentário, nivelar e alinhar os dentes. O fio ortodôntico faz parte do tripé que compõe o aparelho, também formado pelos braquetes e elásticos, que são as borrachinhas coloridas. “Sem os fios, os dentes se movimentariam sem qualquer controle de ‘torque’, que é o movimento no sentido vestíbulo (dentro) – lingual (fora)”, destaca Robson.

Saiba quais são os cuidados principais com esse item

Ao passar por um tratamento ortodôntico, o paciente é orientado pelo dentista para manter a saúde bucal em dia, com atenção para o momento de limpeza. E o fio ortodôntico está nessa lista. “São os mesmos cuidados com o restante do aparelho, higiene, evitar ficar cutucando os fios e avisar ao ortodontista eventuais alterações no posicionamento do mesmo, evitando assim movimentos indesejados e traumas aos tecidos circundantes”, aconselha o profissional.

Para ajudar nessa tarefa, você pode contar com os produtos específicos para os pacientes de aparelho fixo, como a escova ortodôntica, escova interdental e fio dental próprio. Lembre de manter as consultas regulares para realizar a manutenção do dispositivo e ativá-lo. Além disso, vale redobrar a atenção com a alimentação, evitando alimentos pegajosos e duros que possam quebrar o aparelho. Para os pacientes que usam o modelo estético, tenham cuidado com as comidas e bebidas com excesso de corantes, para não manchá-lo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo – Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói – RJ
CRO-RJ: 30043

Veja Também
×