Escova interdental e escova ortodôntica são a mesma coisa?

Se você colocou aparelho ortodôntico recentemente, fique sabendo que alguns itens do seu kit de higiene bucal vão precisar mudar. Para manter o novo sorriso metálico limpo e saudável, será necessário investir em dois produtos: a escova ortodôntica e a escova interdental – essa regra vale principalmente para você que optou pelo tratamento com aparelho fixo. Mas será que é realmente importante incluir essas duas escovas de dente no ritual de limpeza? Qual é a diferença entre elas? O time de Sorrisologia esclarece essas e outras dúvidas sobre as escovas e ainda dá dicas de como manter as estruturas do aparelho bem higienizadas. Veja só!

Escova ortodôntica e escova interdental são a mesma coisa?

A escova ortodôntica é bem diferente da escova interdental e podemos provar! O modelo ortodôntico, por exemplo, lembra bastante uma escova de dentes comum, mas o diferencial está no formato das suas cerdas, que apresentam um corte no formato “V”. Essa configuração permite que a escova execute uma limpeza mais eficiente nas laterais dos dentes e de todas as estruturas do aparelho ortodôntico, varrendo a placa bacteriana além dos ferrinhos e dos bráquetes, onde a sujeira costuma ficar mais acumulada. Outra particularidade dessa escova são os tufos bem macios, com pontas polidas e arredondadas que ajudam na limpeza dos dentes e da linha gengival, evitando o acúmulo de placa bacteriana, formação do tártaro e de doenças bucais, como a gengivite e periodontite.

Já a escova interdental não tem nada a ver com a escova de dentes comum ou ortodôntica. Em alguns modelos, ela tem o tamanho bem pequeno, do tamanho do dedo mindinho. O papel dessa escovinha é limpar o espaço entre os dentes, lugar de difícil acesso em que a  placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias ficam acumulados. Ela também possui cerdas cônicas ou cilíndricas e é indicada não só para pacientes que usam aparelho ortodôntico, mas também para quem tem implantes, coroas, pontes fixas ou com espaços maiores entre os dentes.

A importância da escova interdental e da escova ortodôntica na higiene bucal do aparelho

Além das consultas de manutenção, para ter um tratamento ortodôntico de sucesso todo paciente precisa seguir à risca uma rotina de higiene bucal. Com o uso da escova ortodôntica e da escova interdental, esse cuidado se torna ainda mais eficaz! Incluindo esses dois itens no ritual de limpeza, é possível manter os dentes e as estruturas do aparelho bem limpas. Dessa forma, o paciente consegue evitar a formação de doenças bucais e de qualquer desgaste ou dano nas peças ortodônticas, causando atraso no tratamento.

Além dos dentes e do aparelho, não deixe de escovar a língua!

Durante o tratamento ortodôntico, é muito comum focar na higienização dos dentes e na limpeza das estruturas do aparelho, isso faz com que a maioria dos pacientes esqueça de escovar a língua. Esse descuido acaba resultando na indesejada saburra lingual: uma massinha branca ou amarelada que se forma na superfície da língua, formada a partir do acúmulo de restos de alimentos, de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca. O problema é que toda essa sujeira acaba resultando no alojamento de bactérias, fungos, além de ser responsável pela halitose.

Para não passar por isso, tenha o hábito de escovar a língua após a higiene dos dentes e do aparelho. Basta colocar a escova na posição horizontal e varrer a saburra no sentido de dentro para fora da boca. Outra forma de fazer a limpeza é com o raspador: o paciente posiciona o produto sobre a língua e puxa de cima para baixo, removendo todos os pequenos agentes presentes na área. Fácil né?

Agora você tem todos os itens para manter o seu sorriso ortodôntico saudável!