Se você tem o costume de praticar esportes, já deve ter ouvido falar sobre o protetor bucal. Como o próprio nome já indica, o equipamento é o grande responsável por preservar os seus dentes, protegendo-os de possíveis impactos durante algumas práticas esportivas. Ainda assim, é comum que muitos pacientes tenham dúvidas sobre as atividades que exigem o uso do protetor bucal. Para reduzir os riscos de problemas bucais, a equipe do Sorrisologia listou os principais esportes em que o protetor bucal deve ser utilizado. Confira!
A importância do protetor bucal para saúde dos dentes
Quando se trata de esportes de contato, como boxe, jiu-jitsu e futebol, traumas e pancadas no rosto são acidentes que podem acontecer. Embora pareçam inofensivos, esses atritos podem trazer alguns prejuízos à sua saúde bucal e resultar em condições severas, como a fratura do dente. Além disso, os traumatismos causados durante atividades físicas também podem contribuir para trinca do esmalte dentário, causando sensibilidade e favorecendo infiltração no dente. Para evitar esses danos, a única solução é aderir ao uso do protetor bucal e, se possível, buscar por um profissional qualificado para desenvolver um modelo personalizado.
Protetor bucal: entenda os diferentes tipos do equipamento
De maneira geral, existem três tipos de protetor bucal: customizado, pré-fabricado e termoplástico. Embora tenham o mesmo objetivo de proteger os dentes e o maxilar, os modelos deste equipamento podem variar de acordo com níveis de conforto e até mesmo custo. Veja, a seguir:
– Protetor bucal customizado: feito sob medida por um cirurgião-dentista, esse modelo é o mais recomendado pelos especialistas. Isso porque ele proporciona o encaixe perfeito para a arcada dentária de cada paciente, o que garante mais segurança e conforto. Além disso, o protetor bucal customizado não prejudica a ingestão de líquidos e a respiração durante o seu uso – o que é fundamental durante a prática de esportes.
– Protetor bucal pré-fabricado: esse tipo de equipamento costuma ser encontrado em lojas de materiais esportivos em tamanhos ditos como pequeno, médio e grande. Justamente por ser um modelo de protetor bucal pré-pronto, ele pode não ter uma aderência tão eficaz quanto à do modelo anterior. Além disso, a sua durabilidade tende a ser menor, o que exige uma troca mais frequente.
– Protetor bucal termoplástico: feito de silicone, esse modelo é vendido em tamanho único. Geralmente, ele é aplicado aos dentes após serem fervidos em água, mas são instáveis e podem se soltar dos dentes com mais facilidade.
Saiba os esportes que exigem o uso do protetor bucal
Não importa se você é um atleta profissional ou amador, o protetor bucal é um equipamento que deve ser usado durante a prática de esportes de impacto ou contato físico. Nesse caso, é importante ficar atento às recomendações quanto ao nível de proteção – já que podem variar de acordo com o tipo de esporte praticado.
– Boxe, jiu-jitsu e muay thai: cotoveladas, chutes e quedas são movimentos bastante comuns durante a prática de artes marciais e que podem provocar lesões na boca. Para evitá-las, o ideal é apostar em um protetor bucal customizado com três camadas de proteção.
– Futebol e basquete: embora o uso do protetor bucal não seja comum nesses casos, ele pode fazer toda a diferença. Isso porque disputas de cabeçadas, pulos e arremessos são atitudes que podem gerar pancadas e traumas na boca. Nesse caso, o protetor bucal com uma camada é suficiente para preservar a sua saúde bucal.
– Futebol americano: por se tratar de uma modalidade baseada em contato físico e disputas acirradas, o futebol americano também é um dos esportes que exigem o uso do protetor bucal com três camadas de proteção.