(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Posso usar linha de roupa como fio dental?

Posso usar linha de roupa como fio dental?

Será que é possível substituir o fio dental por linha de roupa? Para remover restos de alimentos dos espaços interdentais e evitar o acúmulo de placa bacteriana, é muito importante utilizar o fio dental após as refeições ou ao menos uma vez por dia. No entanto, em situações emergenciais, algumas pessoas optam por usar linha de roupa ou até um palito para realizar essa função, o que pode ser prejudicial para a saúde da boca. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou se é recomendado (ou não) utilizar substitutos para o fio dental e deu dicas para ter uma rotina de higiene bucal impecável.

Faz mal usar linha de roupa como fio dental?

De acordo com a dentista Priscila Almeida, não é recomendado utilizar linha de roupa, palito ou algum fiapo de tecido no lugar do fio dental, pois isso pode desencadear diferentes problemas bucais. “Faz mal por vários motivos. A linha pode ter cor e isso vai manchar a boca. Além disso, pode estar contaminada e não tem a espessura necessária para ajudar a remover a sujeira. Pode ainda cortar a boca e a gengiva, causando uma infecção”, destaca a profissional. 

É importante utilizar apenas produtos de higiene bucal

Para prevenir infecções bacterianas e machucados na gengiva, é muito importante utilizar apenas produtos de higiene bucal recomendados pelos dentistas. A especialista destaca que os diferentes tipos de fio dental, próprios para higienizar os espaços entre os dentes, são os únicos que podem ser utilizados. “São produtos esterilizados, que passaram por vários processos e não estão contaminados. Isso é importante, pois nunca sabemos como está a boca da pessoa. Se ela já tiver algum tipo de problema, como uma gengivite, usar uma linha pode causar uma infecção e piorar o quadro”, afirma. 

É possível escolher entre diferentes tipos de fio dental

Embora não seja indicado utilizar linha de roupa ou palito na higienização dos dentes, é possível recorrer a diferentes tipos de fio dental que atendem casos específicos. De acordo com a especialista, não existe um substituto para esse produto, mesmo que o paciente tenha o hábito de higienizar muito bem os dentes com escova, pasta e enxaguante bucal. Confira alguns modelos de fio para usar no dia a dia:

  • Fio dental Super Floss: indicado para pacientes com aparelho fixo, coroa, ponte ou prótese fixa, esse tipo de fio dental é composto por 3 partes distintas (uma extremidade rígida, um fio esponjoso e outro fio regular, mais fino). Esse modelo é mais fácil de inserir entre os dentes e permite uma ótima remoção da placa bacteriana.
  • Fio dental com haste (ou suporte): também indicado para quem faz tratamento ortodôntico, esse tipo de fio dental permite um uso mais fácil, pois não é necessário enrolar o fio nos dedos.  O produto combate bem a placa bacteriana e tem um fio mais resistente, que não desfia com facilidade.
  • Fita dental: formada por um único filamento, a fita dental é mais larga, achatada e pode ser usada por quem tem espaços interdentais menores. Ela também permite uma fácil eliminação de placas bacterianas.

É importante destacar que o ideal é passar o fio dental antes da escovação. O estudo “Plaque-Removal Efficacy of Four Types of Dental Floss”, publicado na Clinical Science, revelou que todos os tratamentos com fio dental promovem uma remoção média de placa bastante superior ao uso da escova sozinha. Por isso, é muito importante incluir esse produto no seu dia a dia de higienização. Para saber o melhor tipo de fio dental para o seu caso, lembre-se de consultar o seu dentista, ok?

Como passar fio dental corretamente

De acordo com a dentista, antes de tudo é importante cortar o tamanho do fio ideal. “É indicado usar 40 cm para toda a boca, mas pode ser um pouco menor, dependendo do perfil do paciente”, recomenda. A Dra. Almeida também dá ótimas dicas para passar o fio dental corretamente, sem machucar a gengiva:

  1. “Corte um pedaço do fio e enrole uma das pontas no dedo médio e o restante no outro dedo médio. Passe pelo vão dos dentes”; 
  2. “Contorne os dentes também. Suba o fio por um lado, até chegar na curvatura e depois depois retire. É preciso fazer em todos os dentes”;
  3. “Caso você tenha dificuldades para fazer o movimento, ou de usar o fio, use um adaptador. Em seguida, aplique o creme dental na escova”.
Veja Também
×