Placa bacteriana pode causar muitos problemas bucais: como evitar

Tudo pode começar com essa vilã bucal: a terrível placa bacteriana. Chamada de biofilme pelos dentistas, à primeira vista parece inofensiva, um problema que poucos dão atenção. Afinal, quem se importa com algo que não pode nem ver? Entretanto, a camada transparente de bactérias que fica grudada nos nossos dentes pode levar à problemas bucais bem graves. Para evitar um quadro de doença bucal é preciso eliminá-la logo no início. O dentista Leonardo Costa é quem dá as dicas para acabar de vez com a placa bacteriana.

O que é a placa bacteriana, afinal?

Sabe aquela sensação rugosa nos dentes? A placa bacteriana nada mais é que uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes. É constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas. “Se não removida, ela vai se tornando espessa e de cor amarelada ou acinzentada”, alerta o profissional. Acredite, mesmo você não vendo, ela sempre estará lá após o consumo de alimentos. Por isso, a insistente, porém benéfica orientação de sempre se escovar os dentes após suas refeições.

Problemas bucais causados pela placa bacteriana

Se a placa não for retirada totalmente, os problemas começam. “A placa bacteriana contém microrganismos que podem causar a gengivite, a periodontite e a cárie dental. Se não removida, ela vai se tornando madura e de difícil remoção”, segundo Leonardo. Além disso, a camada endurecida se transforma no tártaro, o que dificulta ainda mais a higiene oral e ajuda a agravar a situação.

Como eliminá-la?

A melhor maneira de eliminar o acúmulo de placa bacteriana é bem simples, basta você realizar a higiene oral de forma correta. Para isso, são necessários três itens básicos: fio dental, escova de dentes e creme dental. E claro, fazer a limpeza de preferência após as principais refeições. “Porém, quando a placa já está espessa apenas o dentista consegue remover, realizando a profilaxia dental”. Ou seja, se o problema chegar nesse estágio, você precisa fazer uma visita ao seu dentista para resolvê-lo.

Alimentos causadores de placa

Nada como aquele docinho depois do almoço, né? Pois é, mas responder a esse impulso pode prejudicar sua saúde bucal. Isso porque existem sim alimentos que podem contribuir muito na formação da placa bacteriana, segundo o periodontista. “Os alimentos açucarados, carboidratos, amidos e de consistência pegajosa são os que mais ajudam a causar esse problema”. Ou seja, não é preciso eliminar de vez esses alimentos da sua dieta, basta reduzir o seu consumo e jamais esquecer daquela escovação caprichada depois. Dessa forma você protege seus dentes de todos os inimigos bucais.