(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?

Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 500

Escova Dental Elétrica Professional Care 500

Compre aqui

Se você está pensando em investir em um piercing labial, é importante ligar o sinal de alerta. Embora seja considerado um item de grande estilo, existe um fator que pode ser afetado pelo uso do acessório: a sua saúde bucal. Sim, isso mesmo! Dependendo dos cuidados e, principalmente do material utilizado na confecção do piercing labial, ele pode trazer consequências negativas para o indivíduo. Pensando nisso, conversamos com especialistas que revelaram os danos causados nos dentes pelo piercing labial.

Como o piercing labial pode afetar a saúde do dente?

Se engana quem pensa que o piercing labial é um acessório inofensivo. Na verdade, ele é considerado um corpo estranho no organismo e pode provocar um processo inflamatório crônico local ou infeccioso, causando danos à saúde geral e bucal do paciente.

Nesse caso, o principal fator que pode contribuir para o surgimento de problemas bucais é a falta de higiene adequada. “A questão é que a boca possui uma flora bacteriana, popularmente chamada de família de bactérias, bastante variada e que pode provocar infecção local pela deficiência de higiene”, revela o dentista Cláudio Fortes.

Os danos a saúde bucal causados pelo piercing labial

– Aumenta as chances de surgirem problemas como a cárie dentária e a doença periodontal;
– Inflamação no local do uso do piercing;
– Infecções adversas pela má higienização;
– Reações de hipersensibilidade pelo material utilizado;
– Retração gengival;
– Nódulos granulomatosos ao redor da inserção do piercing;
– Perda dentária;
– Possível perda de sensibilidade no local, devido a preensão de ramificações nervosas que provocam parestesias após a perfuração.

Os cuidados necessários para o uso do piercing labial

Se mesmo com todos os riscos, você optar pelo uso do piercing labial é importante ficar atento a alguns cuidados. Procurar um local que realize a esterilização adequada dos materiais, por exemplo, é o primeiro deles. Outra medida importante, de acordo com a dentista, é manter consultas regulares no dentista, pelo menos, a cada três meses. Caso ocorra algum contratempo e o piercing afete a saúde bucal do paciente, o ideal é procurar imediatamente o cirurgião-dentista para receber orientações em relação ao diagnóstico e o tratamento adequado.

Além disso, é recomendado redobrar os cuidados com a higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias ao redor do piercing labial. Nesse caso, vale apostar em uma boa escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal pra garantir uma limpeza mais eficaz. 

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:
– Cláudio de Sá Rêgo Fortes – Odontologista pela Universidade do Grande Rio
CRO-RJ: 13115
– 
Rhianna Barreto – Cirurgiã-dentista
CRO-RJ: 37448

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Veja Também
×