Produto Relacionado:
Escova Dental Oral-B Stages 5 a 7 anos

Escova Dental Oral-B Stages 5 a 7 anos

Compre aqui

Não faz nem muito tempo que os dentes de leite nasceram e já caíram do sorriso do seu filho. Essa transição dos dentes decíduos para os permanentes costuma acontecer quando a criança completa seis anos. Se a troca ocorrer antes dessa idade, é importante consultar um odontopediatra para saber o que está acontecendo. O Sorrisologia entrevistou a especialista Camila Sodré que explicou o que fazer nessa situação.

O que é a perda precoce dos dentes de leite?

A profissional conta que a perda precoce acontece quando os dentes de leite caem antes da idade em que normalmente ocorre a troca específica de cada dentinho. “Cada dente permanente apresenta uma faixa de idade considerada a esperada para que ocorra a substituição do dente de leite correspondente”.

Por que essa perda acontece antes da hora?

Há diversos motivos que podem causar a perda precoce dos dentes de leite. Dentre os motivos podemos citar:

1) Distúrbios orgânicos, como aumento de certos hormônios como o tireoidiano, que aumentam o metabolismo do organismo e acelera a perda precoce dentária;

2) Fatores locais, como o uso da chupeta, o que aumenta a atividade funcional;

3) Cárie dentária infantil: “Se estiver em um estágio avançado pode impedir que outro tratamento seja realizado indicando a remoção do dente de leite antes do tempo”, explicou a dentista Camila.

Saiba como evitar a perda precoce dos dentes de leite 

De acordo com a odontopediatra, a perda precoce dos dentes decíduos pode ser evitada com hábitos simples. “Através de consultas odontológicas periódicas e pediátricas caso a criança apresente um distúrbio orgânico”. Além disso, manter uma boa higiene bucal e controlar o uso da chupeta também é essencial para não causar esse problema.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré – Especialista em prótese dentária
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 40419