(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Pasta de dente: entenda a importância, os tipos e curiosidades

Pasta de dente: entenda a importância, os tipos e curiosidades

Com uma variedade imensa de pastas de dente no mercado, se torna até difícil escolher qual é a melhor opção para você, né? Com carvão ativado, branqueadoras, infantis, para o controle de placa… Cada uma tem o seu diferencial e propriedades específicas para transformar o seu sorriso, e é importante saber de que forma cada uma delas age sobre os seus dentes. A recomendação de um dentista é muito importante em alguns casos, como o de quem sofre com a sensibilidade dentária ou com a gengivite. Mas pensando em facilitar a vida dos pacientes que querem entender um pouco mais sobre o assunto, o Sorrisologia preparou uma matéria especial para você entender as diferenças entre os vários tipos de cremes dentais, o processo de aplicação e a sua importância na hora de cuidar do seu sorriso.

1. A importância do creme dental na limpeza dos dentes

Um item totalmente indispensável na hora de cuidar do seu sorriso é o creme dental, que, acompanhado de uma escova de dentes adequada, ajuda a limpar os seus dente. O trabalho em conjunto promove a remoção de resíduos e também elimina acúmulo de placa bacteriana que se adere à superfície dentária. “Esse produto possui componentes químicos que são funcionais contra a formação de placa, manchas, bem como um eficaz agente carreador de flúor para nossos dentes”, conta o especialista Caio Soeiro.

2. Os diferentes tipos de creme dental se adaptam a diferentes necessidades

Por mais que todos os cremes dentais tenham o mesmo objetivo de limpar os dentes, entender qual é o produto certo para o seu sorriso faz toda a diferença nesse processo – e claro, isso deve ser indicado por um especialista, então não esqueça de marcar uma consulta antes, hein? Confira quais são os diferentes tipos de pasta de dente que estão presentes no mercado e de que forma elas atendem às necessidades bucais de cada paciente.

2.1 Para dentes sensíveis diminuem a dor ao beber ou comer alimentos quentes ou frios

Esse é o tipo de creme dental ideal para quem sofre com a sensibilidade dentária, já que o modelo possui fluoreto de estanho (SnF2) em sua fórmula. O composto é responsável por bloquear os canais conectados aos nervos do dente, o que impede que os alimentos provoquem aquele incômodo típico de dentes sensíveis. A eficácia do produto é inegável e comprovada por vários estudos, e, além de combater a sensibilidade em si, esse creme dental também combate uma série de problemas bucais, como a cárie.
Já se o paciente não sofre com a sensibilidade, mas gosta de se precaver, também existem pastas de dente que são próprias para prevenir o surgimento de dentes sensíveis com composto de flúor e Cristais Active Clean.

2.2 Cremes dentas com carvão ativado ajudam a clarear os dentes

Uma novidade no mercado são os cremes dentais com carvão ativado, que prometem um sorriso muito mais branco e saudável. Sua fórmula é composta por uma mistura de complexo mineral ativo com carvão natural, os ingredientes certos para branquear e purificar os dentes de maneira delicada. Mas vale lembrar que é importante verificar se o produto em questão é seguro e se realmente foi testado e aprovado por especialistas e pela Anvisa, hein? Assim você evita frustrações e ainda por cima tem a garantia de que ele não vai prejudicar a sua saúde bucal.

2.3 Cremes dentais que focam em proteção à gengiva combatem a placa

Diferente dos outros cremes dentais, essa opção é específica para a proteção da gengiva, ajudando a eliminar as placas que se acumulam na região e, consequentemente, as inúmeras bactérias responsáveis pela inflamação que origina a gengivite. Apesar de ser um problema bucal relativamente comum, a gengivite é uma grande inimiga do nosso sorriso e que pode evoluir para a periodontite, doença ainda mais grave e que, quando negligenciada, pode levar a perda dentária. Para isso, existem os cremes dentais que protegem a gengiva, levando esses problemas para bem longe.

2.3 Cremes dentais clareadores têm ação “whitening”

A famosa “ação whitening” significa exatamente aquilo que muitas pessoas procuram: um sorriso brilhante. Isso porque esse tipo de creme dental com ação whitening proporciona dentes ainda mais brancos, pois consegue remover até 90% das manchas superficiais sem danificar o esmalte dental, sendo uma ótima forma de complementar o clareamento dental. Além disso, ele também age a favor de um ambiente bucal mais saudável e combate problemas como a cárie e a placa, trazendo também a sensação de refrescância.

2.4 Para um hálito mais refrescante, aposte em cremes dentais refrescantes

O mau hálito é um probleminha bastante desagradável e que vem acompanhado de várias situações bem chatinhas. Mas você sabia que existem cremes dentais específicos para isso? Eles são capazes de trazer uma sensação de refrescância até 5 vezes mais duradoura, combatendo a halitose e afastando todo o cheirinho ruim da sua boca. Além disso, para conseguir um efeito ainda melhor, aconselha-se o uso de enxaguantes bucais logo em seguida. O hálito refrescante é certo!

2.5 Para uma limpeza profunda aposte no creme dental correto

Como o próprio nome já diz, esse creme dental é ideal quando o assunto é tratar dos seus dentes com uma limpeza profunda. Apesar de não substituir o uso de outras ferramentas essenciais como o fio dental, essa pasta de dente possui um sistema infalível quando o assunto é higiene: ela ajuda a eliminar todas as bactérias da boca – até mesmo as que tentam se esconder – e deixam a cavidade muito mais saudável.

3. Como deve ser feita a aplicação do creme dental?

Muita gente acredita que para a higiene bucal ser realmente eficiente é preciso de uma grande quantidade de creme dental, mas isso está errado. Na verdade, o excesso de espuma pode acabar atrapalhando o processo de limpeza dos dentes ao invés de ajudar. Isso acontece porque com o excesso de creme, o paciente tem a falsa sensação de que seus dentes estão totalmente limpos e, com isso, o tempo indicado para a escovação é reduzido – sendo que ele deveria durar no mínimo 2 minutos. Por isso que a maioria dos especialistas recomenda que a quantidade de creme dental aplicada nas escovas deve ser do tamanho de uma ervilha. Para as crianças a quantidade chega a ser ainda menor, se assemelhando a um grão de arroz.

4. Conheça algumas curiosidades sobre cremes dentais

Agora que você já sabe da importância desse produto e como ele deve ser aplicado na hora da higiene bucal, que tal mergulhar em alguns fatos sobre esse produto que quase ninguém fala? Afinal, quanto mais informação, melhor! Então fique de olho em 5 fatos sobre os cremes dentais que você provavelmente nunca parou para pensar.

4.1 O fluoreto não deve ser esquecido

Que existem inúmeros modelos de creme dental você já sabe, mas independente da sua necessidade, é imprescindível a presença do fluoreto na composição do produto. Ele é um dos principais ingredientes que garantem que o seu sorriso fique longe de problemas, dificultando a proliferação de bactérias na cavidade bucal e reduzindo as chances de surgirem cáries no local. Entretanto, é importante ressaltar que o excesso de flúor no organismo de crianças e bebês pode ser prejudicial, e, portanto, todo o processo deve ser acompanhado por um odontopediatra.

4.2 Pastas clareadoras fazem efeito até certo ponto

Os cremes dentais com “ação whitening” são ótimos quando a questão é melhorar o aspecto dos dentes e remover boa parte das manchinhas que se instalam no sorriso do paciente. Mas se o dentes amarelados demais ou precisando realmente de um procedimento mais rigoroso, o mais recomendado é que o paciente procure um especialista para avaliar a necessidade de um tratamento como o clareamento dental. O procedimento pode ser realizado no consultório ou em casa – sempre com a orientação de um profissional -, e os cremes dentais clareadores são ótimos para complementar a técnica, garantindo um efeito surpreendente.

4.3 Escovação correta é tudo!

Não adianta nada investir em produtos de boa qualidade e que podem ser ótimos para o seu sorriso e não saber escovar os dentes corretamente, né? Por isso, se você realmente deseja ter dentes bonitos, é fundamental cuidar da sua saúde bucal, principalmente no que diz respeito à higiene do local. Por isso que, a melhor forma de conseguir uma escovação bem eficiente é dividindo a boca em quatro “partes” (superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo) e escovar cada uma delas por cerca de 30 segundos, no mínimo. A pressa é inimiga da perfeição, então não precisa fazer tudo correndo, viu? Com movimentos de vai e vem e sem exagerar na força, essa é maneira mais eficaz de limpar todos os dentes. Além disso, não se pode esquecer de passar o fio dental e finalizar com um enxaguante bucal!

4.4 Os ingredientes do creme dental

Você já parou para pensar como os cremes dentais podem trazer tantos benefícios para o seu sorriso? Isso tudo é graças aos ingredientes que fazem parte da sua composição! Para começar, dois agentes são os responsáveis por “limpar” os dentes: os abrasivos e os ativos. O primeiro grupo age de forma mecânica sobre os dentes, já o segundo reage com as bactérias presentes na boca, eliminando-as. Além disso, outros componentes que fazem parte dos cremes dentais são solventes, umectantes e ligantes para dar a consistência final do produto, surfactantes para criar aquela espuminha que a pasta faz durante a escovação e flavorizantes e corantes, dando cor e sabor para o produto.

4.5 Creme ou gel, qual é o mais recomendado?

Bate uma dúvida, né? Mas apesar da textura diferente, tanto o creme dental quanto o gel são feitos para promover uma boa higiene bucal. Ambos os produtos oferecem os mesmos benefícios, protegendo a cavidade oral e trazendo mais refrescância para o hálito. Portanto, os dois são recomendados, o que realmente vai definir qual é a melhor opção para o paciente são suas preferências.

Atualizado em 21/07/2023.

Veja Também
×