(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o procedimento cirúrgico

Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o procedimento cirúrgico

Você sabe o que é um enxerto ósseo dentário? Responsável por reconstruir uma área que perdeu altura ou espessura suficiente para um implante, a cirurgia consiste em remover um fragmento de osso de um local adequado para implantá-lo na região que precisa de reparo. Embora o procedimento seja bastante conhecido, muitos dentistas ainda lidam com pacientes que têm receio e dúvidas sobre como funciona o enxerto ósseo dentário. Por isso, antes de fazer, que tal conferir o passo a passo que o Sorrisologia preparou para você junto com a dentista Rita Ventura?

Entenda o que é o enxerto ósseo dentário

De acordo com a dentista, o enxerto ósseo nada mais é do que um procedimento cirúrgico realizado para reabilitar uma parte danificada do osso. “A cirurgia é realizada para retirar um fragmento de osso de um local específico, como a mandíbula do paciente, e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo”, explica. Por esse motivo, o enxerto ósseo pode ser realizado em pacientes em que precisam reconstruir áreas candidatas ao implante dentário onde o osso, por alguma razão, ficou deficiente.

Para quais casos o enxerto ósseo dentário é indicado?

Na odontologia, o enxerto ósseo pode ser utilizado em várias ocasiões. De maneira geral, Rita afirma: “esse procedimento é indicado para pacientes que precisam colocar um implante dentário, mas não possuem todas as condições necessárias nos ossos da boca para receber o implante”. No entanto, vale ressaltar que o enxerto ósseo dentário deve ser feito com um cirurgião-dentista especializado nas áreas de implantodontia e periodontia para garantir um bom resultado.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia?

Geralmente, o  tempo de recuperação após a realização de um enxerto ósseo dentário é de cinco dias – sendo nos primeiros três dias necessário repouso total. “Os pontos são removidos entre duas e três semanas. É uma recuperação rápida, variando de acordo com a extensão da cirurgia e também do paciente, que precisa seguir corretamente todas as orientações do dentista”, explica a profissional. Nesse caso, é importante lembrar que atividades físicas, desde as mais simples até as que exigem mais esforço, só podem ser feitas após a remoção dos pontos da cirurgia.

Pós-operatório: confira os cuidados necessários após o enxerto ósseo dentário

O mais importante neste período é o repouso físico total por três dias e parcial durante cinco dias. Isso porque essa medida é a forma mais eficaz de prevenir possíveis complicações nos pontos cirúrgicos e, consequentemente, uma recuperação mais rápida e segura. Além disso, a dentista alerta para a necessidade de uma dieta específica após a realização do enxerto ósseo dentário. “Uma alimentação rica em nutrientes, com alimentos macios, frios, preferencialmente com muito gelo e o sorvete, está liberada”, finaliza.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura – Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em harmonização facial e estética dental.
CRO: 42601

Veja Também
×