Veja um passo a passo de como usar escova elétrica

Você comprou uma escova de dente elétrica e não sabe como usar? Esse produto de higiene bucal, apesar de ser recheado de tecnologia, é bem simples de manusear. Na verdade, não existe nenhum mistério! Muita gente pensa que essa ferramenta é mais complicada comparada ao uso da escova de dente comum. Só que a escova de dente elétrica torna o ritual ainda mais simples!

O modelo  possui diversos benefícios que contribuem para uma limpeza mais profunda, alcançando todos os cantos mais difíceis da arcada, até mesmo o dente siso, além de fazer um bem danado para a gengiva, prevenindo a gengivite e a periodontite. Para aprender como escovar os dentes com a escova de dente elétrica, o Sorrisologia preparou um passo a passo da higiene bucal e todos os benefícios desse tipo de escova de dente.

A escova de dente elétrica controla o excesso de força ao escovar os dentes

Se com a escova de dente manual já não é recomendado fazer força na escovação, quem dirá com as escovas de dente elétricas. Além de não significar uma limpeza mais eficaz, esse mau hábito pode acabar machucando a gengiva. Por isso, a escova elétrica possui um visor indicativo para informar se você está abusando da força.

A escova de dente elétrica controla o tempo da higiene bucal

Outro recurso bem bacana da escova de dente elétrica é o medidor de tempo. O ideal para escovar os dentes são 2 minutos, de acordo com profissionais. Por isso, esse tipo de escova dente fica responsável justamente por esse controle, indicando se você gastou tempo suficiente em cada canto da boca.

Refil escova elétrica: você não precisa trocar a escova inteira

Assim como uma escova de dente manual, a escova de dente elétrica deve ser trocada a cada três ou quatro meses, dependendo da forma como as cerdas estiverem. Porém, você troca apenas o refil da escova. Com tantos recursos, parece até mágica, não é mesmo?

Passo a passo de como usar a escova de dente elétrica

1. Para que o creme dental não saia voando pelo banheiro, ligue a escova de dente elétrica apenas quando ela estiver em contato com os dentes.

2. Comece a escovar os dentes pelo lado externo, movimente a escova na horizontal, depois direcione às gengivas.

3. Depois você precisa escovar os dentes para o lado interno, também movimentando no sentido horizontal.

4. Escove a superfície dos dentes sem esquecer a parte de trás. Distribua os dois minutos da escovação, dedicando 30 segundos em cada quadrante da boca (superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito).

5. Com a escova elétrica desligada, escove a língua no sentido de dentro para fora.

6. Enxágue a boca, fazendo gargarejos para eliminar todos os resíduos. Após isso, lave sua escova de dente elétrica.

7. Após secar, coloque-a de volta no porta escova de dente ou no carregador. Se a carga ainda estiver cheia, desconecte para economia de energia elétrica.

A escova de dente elétrica previne cárie, gengivite, periodontite…

Agora que você viu que não há mistério no uso de escova de dente elétrica, basta escovar os dentes todos os dias após as refeições. Independentemente do modelo que você vai usar, o objetivo dessa higiene bucal é impedir o acúmulo da placa bacteriana, responsável por causar uma série de doenças bucais, como a cárie e a gengivite.

Seja por meio da escova de dente manual, à pilha ou a elétrica, a higiene bucal – completada pelo uso do fio dental e do enxaguante – é essencial para ficar bem longe de complicações. Ninguém quer sofrer os incômodos do mau hálito e muito menos correr o risco de perder os dentes, não é mesmo?

Matéria atualizada em 13/01/2021