Remover os sisos e começar um tratamento ortodôntico são apenas dois procedimentos que podem demandar uma radiografia panorâmica. Isso não é uma coincidência, para planejar os dois é necessário ter uma visão mais ampla das estruturas do rosto e observar possíveis interações e consequências que algumas modificações podem ter sobre os dentes. Para saber um pouco mais das vantagens de uma radiografia panorâmica, nós conversamos com a dentista Rita Ventura. Confira!
A radiografia panorâmica permite ver todas as estruturas da boca e do rosto simultâneamente
Radiografias normais, também chamadas popularmente de raio x, permitem que você veja as estruturas ósseas e dentes isoladamente. Em geral, esses exames são feitos para averiguar suspeitas de cáries, fraturas e outros problemas que não precisam de uma visão mais universal da boca. “De maneira geral, a radiografia panorâmica produz uma única imagem tomográfica das estruturas faciais: arcada dentária, maxilar e mandíbula, sendo de fácil compreensão para o dentista fazer uma avaliação”, explica a Drª Rita. Isso permite que o profissional veja, por exemplo, se algum dente siso está encostado em outro molar, sua posição, se a raiz está próxima de algum nervo, etc. Todas essas variáveis são importantes na hora de planejar a cirurgia de extração do dente siso.
No caso do tratamento ortodôntico, a radiografia panorâmica também permite que o ortodontista planeje as movimentações, e possíveis pontos de ancoragem. “Sendo assim, ele pode ser indicado para qualquer paciente cuja o dentista ache necessário, seja em uma primeira consulta para poder conhecer toda a estrutura da face do paciente ou para solucionar a suspeita de alguma doença”, afirma.
Você sabe como é feita a radiografia panorâmica?
Se você precisa fazer uma radiografia panorâmica pela primeira vez, fique tranquilo. O processo é rápido, não precisa de nenhum tipo de preparo anterior nem utiliza contraste injetável, como pode ser o caso de uma tomografia. “O paciente é orientado apenas a remover piercings, caso tenha, antes de ir para a clínica”, afirma dra. Rita Ventura. Isso é importante pois adereços metálicos podem acabar interferindo na imagem, já que o material pode bloquear a radiação emitida durante o exame. Outro ponto importante é que você terá que ficar menos de cinco minutos imóvel para que o aparelho possa te escanear completamente. Quaisquer movimentação pode causar um erro na imagem, fazendo com que o processo seja repetido do começo.
Devo tomar medidas de segurança durante a radiografia panorâmica?
Por conta da radiação, é importante que você peça ao técnico do laboratório um colete para proteger os órgãos de exposição desnecessária. Ele deve cobrir a região do pescoço, para os raios não atingirem a tireóide, e o tronco, protegendo a maior parte dos órgãos vitais. Mulheres grávidas devem evitar fazer esse exame para não causar problemas de formação no feto.