(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Pacientes com gengivite podem ter complicações na extração do siso. Entenda como isso acontece

Pacientes com gengivite podem ter complicações na extração do siso. Entenda como isso acontece

Formada pela placa bacteriana decorrente da má escovação dos dentes, a gengivite é uma doença responsável por complicações na gengiva. Se não tratada, ela pode evoluir para um quadro mais grave que é a periodontite, levando até mesmo à perda dentária. O dentista Silvio Pardo explica as principais causas da gengivite e por que é importante ter uma boa saúde bucal na hora de realizar qualquer procedimento odontológico. E ainda, comentou dos riscos da extração do siso para quem tem o problema.

De que maneira a gengivite pode provocar complicações na extração dos sisos?

A gengivite é causada por bactérias específicas. Quando elas aumentam o tempo de permanência e a quantidade nos tecidos moles causam inflamação nos mesmos. “Se houver qualquer procedimento cirúrgico neste local, como a remoção dos sisos, essas bactérias migram para a área operada podendo gerar infecção no local”, adverte Silvio. É importante ter atenção, pois se as infecções sistêmicas caírem na circulação sanguínea podem originar outras doenças como a endocardite bacteriana.

Quais outros problemas e incômodos a gengivite pode causar?

A gengivite pode causar dor, sangramento e mau hálito no paciente. Além disso, há um grande aumento na sensibilidade das gengivas. Silvio completa: “A mudança na cor das gengivas é uma outra característica do problema, elas passam da rosa claro para o vermelho vivo e pode acabar sendo uma maneira de se identificar a patologia”, comenta. Desta forma é importante conhecer e entender sua cavidade bucal, e isso pode ser feito através do autoexame bucal, que ajuda a perceber sinais de alguns problemas o quanto antes.

Quais são os possíveis tratamentos para gengivite? Tem cura?

Existem microrganismos específicos na cavidade oral que causam gengivite. O tratamento mais aconselhado é a remoção mecânica desses microrganismos por meio do uso de escovas, creme dental e do fio dental. “Uma outra maneira de combater essa doença é através do uso de bochechos com enxaguante bucal”, comenta o dentista. É importante lembrar que evitar o consumo de açúcar nos períodos em que a higiene oral não é possível, geralmente entre as refeições, é de boa prática para prevenir a gengivite e cáries dentárias.

Em pacientes com esse quadro, o que deve ser feito para amenizar?

Assim que reconhecerem os sintomas da doença, os pacientes devem imediatamente procurar um dentista para um diagnóstico e assim iniciar um tratamento. Para quadros agudos de gengivite são indicados o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. “É importante que as pessoas saibam que a gengivite pode ser evitada se a higiene oral for feita de maneira correta, por isso é sempre importante levar essas medidas preventivas para além dos consultórios odontológicos”, finaliza o profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvio Pardo – Cirurgião-Dentista e Especialista em Periodontia e Implantodontia e pós-graduado em Odontologia Estética
São José do Rio Preto – SP
CRO-SP: 29.597

Veja Também
×