Você está com seu ouvido entupido e isso não é nada normal. No início, você pensou que poderia ser uma otite ou um resfriado que se agravou e acabou afetando a região, mas, junto com essa sensação de entupimento, percebeu que está com dor no maxilar e na região da mandíbula. Com esses sintomas, surge a seguinte dúvida: o ouvido entupido pode ser um sinal de DTM? O Sorrisologia conversou com o especialista no assunto Diego Limoeiro,que esclareceu o assunto.
Quais são os sintomas de uma DTM?
– Dores no pescoço e nos ombros;
– Mudança brusca no encaixe da mandíbula;
– Estalos ao abrir e fechar a boca;
– Flacidez nos músculos dessa região;
– Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.
Sentir o ouvido entupido pode ser um sinal de DTM?
De acordo com o dentista Diego, essa sensação de ouvido entupido é um sintoma muito comum nos pacientes portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM), chamado plenitude auricular. “Na verdade, a plenitude auricular precisa estar associada a outros fatores, principalmente alguma dor ou incômodo na musculatura mastigatória”, esclareceu. Além disso, outros fenômenos como zumbido também podem estar associados.
O que fazer quando percebemos esse sintoma?
É fundamental a consulta com um cirurgião dentista especialista em DTM e Dor Orofacial diagnosticar o caso corretamente. “Há estudos correlacionando à plenitude auricular em até 65% de alguns tipos de DTM. Mas nem toda plenitude auricular é DTM. Portanto há que ser avaliado por um profissional especializado”, ressaltou.
Como aliviar a sensação de ouvido entupido?
– Fisioterapia;
– Cirurgia;
– Acompanhamento psicológico;
– Exercícios para relaxamento muscular;
– Compressas frias para controlar a dor durante crises;
– Placas de mordida;
– Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro – Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 31146