Na hora de praticar a higiene bucal você lembra de escovar a língua? Sabia que limpar essa parte da boca é tão importante quanto escovar os dentes? “A língua ajuda em todo processo de mastigação e, assim como o dente, precisa ser limpa”, explica a dentista Camila Almeida. Tem muita gente que esquece desse detalhe na hora do ritual higiênico, mas mal sabem a quantidade de benefícios que esse ato pode trazer para o sorriso. O Sorrisologia te mostra 5 vantagens dessa prática e preparou um antes e depois ilustrativo para você comparar.
1- Acaba com a saburra
Sabe aquela camadinha branca que às vezes teima em aparecer na sua língua? Ela é chamada de saburra. “Uma massa composta por células descamadas da boca, bactérias e muco, responsável em grande parte pelos casos de halitose”. Complicado, né? Mas existe um meio super simples de acabar com ela: escovando a língua. “Praticando a escovação removemos restos alimentares e impedimos a formação da saburra”.
2- Combate a halitose
Um cheiro ruim vindo da boca pode significar muito mais que um simples mau hálito. A halitose é um problema sério e uma de suas causas é o acúmulo da saburra. Mas, fique calmo, pois Camila garante que dá para reverter essa situação. “Com o hábito de escovar a língua combatemos a halitose, favorecemos a redução do surgimento de novas lesões de cárie, além de diminuir o risco de infecções fúngicas orais”.
3- Previne a diminuição do fluxo salivar
De repente você até lembra de escovar a língua, mas se não fizer isso direito, a tendência é acumular mais sujeira. “Isso leva a uma maior descamação do epitélio da mucosa bucal e consequentemente diminuição do fluxo salivar”. A saliva tem uma função super importante na boca por manter os dentes superficialmente limpos e protegidos de forma natural. Quando esse processo diminui, os problemas realmente começam.
4- Evita o surgimento de cárie
O fato é que se você não escovar a língua, o acúmulo de saburra pode se tornar cada vez maior e isso não é nada bom para a sua boca. A produção de saliva diminui e, consequentemente, o surgimento de cárie se torna inevitável. Para não chegar a esse ponto, que tal aprender como escovar corretamente? “Costumo orientar meus pacientes a colocar a língua para fora e “morder” suavemente a fim de firmar uma barreira e a partir daí escovar a língua desse ponto para frente”. Fica a dica!
5- A língua fica rosada
Sabe quando você sente aquele gostinho de saúde? Isso quer dizer que sua língua tá muito bem cuidada e limpa. Você consegue perceber isso não só pelo paladar, como também pela cor que ela apresenta. “A língua saudável tem aspecto rosado, uma superfície lisa e homogênea e é recoberta por uma secreção fina o que a torna constantemente úmida”, conclui. Com todos esses benefícios, que tal praticar de agora em diante uma boa escovação da língua? Você só tem a ganhar.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila de Almeida Araujo – Especialista em Odontopediatria e Odontologia para Bebês e Gestantes
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 25804