(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Ortopedia Maxilomandibular Ancorada por Ossos: você já ouviu falar nessa técnica?

Ortopedia Maxilomandibular Ancorada por Ossos: você já ouviu falar nessa técnica?

Dentre as várias técnicas utilizadas para alinhar o sorriso dos pacientes, a Ortopedia Maxilomandibular Ancorada por Ossos é uma alternativa para quem não pensa em usar aparelho removível durante o tratamento ortodôntico. Apesar do nome difícil, é uma medida que pode ser usada de acordo com as necessidades do paciente e com a supervisão de um especialista. Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com o ortodontista Djalma Faria. Confira!

Ortopedia Maxilomandibular Ancorada por Ossos (BAMO)

De acordo com o especialista, na Ortopedia MaxiloMandibular Ancorada por Ossos – também chamada de BAMO -, utilizam-se molas helicoidais e mini-parafusos de 3 mm que são utilizados em vez de aparelhos extra-orais. “Este sistema compreende molas presas à dentição superior e inferior por meio de tensores que transmitem a força aos mini-parafusos que estão embutidos no osso, onde a força é finalmente recebida e permite que o crescimento craniofacial seja modificado”, explica.

Tratamento dispensa o uso de aparelhos extra-orais

O sistema BAMO, segundo Djalma, elimina a necessidade de o paciente usar aparelhos removíveis. Isso porque o próprio tratamento já permite um avanço ortopédico maxilar e um controle do crescimento da mandíbula, o que possibilita a correção da má oclusão sem outros procedimentos. Então o paciente consegue um sorriso bem alinhadinho de forma tranquila e sem precisar passar por muitas intervenções.

Há contraindicações para o BAMO?

Assim como em qualquer procedimento odontológico, existem contraindicações para a ortopedia maxilomandibular com ancoragem óssea. Pacientes com hipoplasia, por exemplo, são contraindicados para o uso do BAMO, segundo o ortodontista. A hipoplasia, por sua vez, é uma doença que afeta a formação dos tecidos de diversas partes do corpo – e até mesmo do seu sorriso. De qualquer forma, a melhor maneira de ter certeza de que a técnica pode ser feita sem grandes problemas é conversando com o seu dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria – Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas – SP
CRO-SP: 59104

Veja Também
×