O aparelho móvel ortodôntico pode ser usado de diferentes maneiras, sabia? Na Ortodontia, especialidade voltada para alinhar o posicionamento dos dentes, ele costuma ser utilizado como contenção dentária – isto é, para manter os dentes alinhados após o tratamento ortodôntico. No entanto, esse tipo de aparelho também pode ser usado no lugar do modelo fixo tradicional, propiciando a movimentação dos dentes durante o tratamento.
Mas, será que o aparelho móvel pode ser sempre substituído? Em que situações ele é considerado a melhor alternativa? O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, especialista em cirurgia oral, que falou mais sobre os diferentes tipos de aparelho móvel e esclareceu tópicos importantes. Confira!
Quais são os tipos de aparelho móvel ortodôntico?
De acordo com a dentista, é possível classificar o aparelho móvel ortodôntico em três categorias básicas, que atendem funções bem específicas: “Os aparelhos móveis mais comuns são: as contenções, que são utilizadas na finalização dos tratamentos para manter os dentes no lugar; os alinhadores transparentes, que têm a mesma função que os fixos, porém podem ser removidos a qualquer momento; e os aparelhos ortopédicos, que são um tipo de alinhador indicado para crianças de 5 a 10 anos”, explica.
Aparelho móvel ortodôntico: quando é indicado?
Quando se trata de preservar o resultado do tratamento ortodôntico, a placa de Hawley (tipo de aparelho móvel) é um item indispensável. O mesmo serve para a contenção fixa, que é geralmente instalada na parte detrás dos dentes incisivos inferiores. “O aparelho que funciona como contenção é utilizado em todos os casos, sempre após o término do tratamento. Geralmente, o uso da contenção leva em média de 2 a 3 anos após a finalização do tratamento”, destaca a profissional.
Vale destacar, ainda assim, que é possível que o paciente precise utilizar a contenção móvel por toda a vida, geralmente na hora de dormir, para evitar que os dentes se desalinhem novamente. Lembre-se de se consultar com o seu ortodontista para receber as instruções corretas, ok?
Já quando o aparelho móvel é utilizado durante todo o tratamento ortodôntico, as suas indicações e o tempo de uso tendem a diferir: “Os alinhadores são indicados para corrigir o desalinhamento dos dentes, mas são mais efetivos em casos de complexidade baixa e/ou média. Já os aparelhos ortopédicos são desenvolvidos para trabalhar a movimentação odontológica de crianças que ainda estão no processo de troca de dentes de leite por permanentes. O tempo estimado para os alinhadores e os aparelhos ortopédicos vão variar de acordo com as necessidades do paciente”, explica a especialista.
Aparelho móvel pode ser substituído por outro tipo de tratamento ortodôntico?
Nem sempre o aparelho móvel pode ser substituído no tratamento, sabia? No entanto, a especialista destaca que tudo depende de particularidades do paciente e do problema a ser corrigido. “Os alinhadores podem ser substituídos pelos aparelhos fixos tradicionais, aqueles que possuem braquetes e fio metálico. Já os aparelhos ortopédicos, que são indicados para crianças, não podem, pois outros dispositivos não conseguirão solucionar o caso”, explica.
Como limpar aparelho móvel corretamente
De acordo com diretrizes da Associação Americana de Ortodontistas (AAO), é muito importante limpar o aparelho móvel de forma regular – sempre antes de colocá-lo e, preferencialmente, após removê-lo dos dentes. O indicado é higienizar o aparelho com uma escova e pasta de dente e, depois, armazená-lo em uma caixinha. É importante, ainda, evitar deixá-lo em locais muito quentes para que o material não derreta e se deforme com o tempo. Seguindo essas dicas, fica mais fácil preservar o aparelho no longo prazo, pode apostar!