As borrachinhas do aparelho ortodôntico são essenciais para a movimentação dos dentes e o fim do tratamento no tempo mais rápido possível. Além disso, as cores do material também podem deixar o seu sorriso muito mais alegre ou mais discreto, dependendo de qual você escolher. Geralmente, a dúvida nessa hora surge mais por uma questão de estilo do que qualquer coisa. Mas será que as cores do material têm alguma influência no tratamento? Conversamos com alguns dentistas para sanar essa dúvida. Confira!
Qual o papel dos elásticos do aparelho ortodôntico?
Antes de saber se a cor dos elásticos do aparelho ortodôntico influencia o tratamento ortodôntico, é preciso saber qual a função dos elásticos no tratamento ortodôntico. As borrachinhas servem para unir o fio ortodôntico ao dente, através dos bráquetes, explica o dentista Sérgio Henrique Casarim Fernandes. O fio se expande com o calor do corpo conforme fica dentro da boca e, com isso, movimenta os dentes para as posições determinadas pelos dentistas. Mas para que essa movimentação seja feita, é preciso que o fio esteja bem preso aos braquetes. Por isso é necessário que o elástico os una firmemente, já que caso fiquem frouxos, o brackets não vão se movimentar.
A cor dos elásticos influencia a rapidez do tratamento ortodôntico?
Não há dados suficientes para dizer se usar ligas ortodônticas de determinada cor acelera o tratamento ou não. Muitos fatores podem influenciar no tempo com o aparelho ortodôntico fixo. A perda de uma ligadura, a troca periódica delas pelo dentista responsável, quebra dos brackets entre as consultas, tudo isso pode aumentar a duração do tratamento. Um estudo publicado na Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial em 2006 aponta que algumas cores de elásticos perdem mais capacidade de fazer força em curto período de tempo após aplicação de resistência e imersão em saliva artificial. Em um experimento, elásticos de cor pérola exerceriam mais força ao serem instalados, e os verde claro, menos. Porém, após exercer força durante 24h e ficarem submersos em saliva artificial, os elásticos de cor pérola teriam a maior perda de capacidade de força, enquanto os verde claros teriam a menor. Não há indícios de que essas diferenças impactariam a duração do tratamento.
Em que intervalo eu devo trocar as borrachinhas do aparelho ortodôntico?
Por exercerem força constante e serem essenciais para o funcionamento do tratamento ortodôntico, é preciso trocar as borrachinhas do aparelho ortodôntico periodicamente. Isso evita que elas percam efetividade, mas não é só isso. “Outra coisa muito comum que pode acontecer se as borrachinhas não forem trocadas é um acúmulo muito grande de placa bacteriana ao redor e até mesmo embaixo delas, entre o braquete e a borracha”, afirma a ortodontista Tatiana Rysovas. Esse acúmulo pode causar gengivite, periodontite, ou até mesmo cáries, atrapalhando o processo. Por isso, o ideal é que os elásticos sejam trocados uma vez por mês, nas consultas de acompanhamento com o seu ortodontista.