A infiltração no dente é um quadro mais comum do que se imagina e pode estar associado a problemas na restauração dentária. Capaz de provocar uma série de incômodos, como sensibilidade e até mesmo cáries, a condição requer um tratamento imediato para evitar danos mais severos à sua saúde bucal. Para descobrir os principais fatores que podem causar a infiltração no dente, conversamos com a dentista e especialista Uila Ramos. Veja só o que ela nos contou!
Entenda o que é a infiltração no dente
A infiltração no dente é um problema bucal causado pela exposição da restauração dental ao meio bucal. “É comum acontecer quando há desgaste na restauração dental presente que expõe a margem desta ao contato com os fluidos salivares, permitindo a contaminação pelas bactérias presentes na boca”, explica a dentista.
Quando não tratada, a infiltração no dente pode comprometer a restauração dentária, já que ocorre um desgaste maior pela própria mastigação, e aumentar os riscos de reincidência da cárie dental na região. “Nesse caso, a atividade da cárie é capaz de começar silenciosamente e evoluir até atingir a polpa dental, em que será necessário fazer o tratamento de canal no elemento envolvido”, afirma a Dra. Uila.
As principais causas da infiltração no dente
Assim como outros problemas bucais, a infiltração no dente pode ser causada por uma série de fatores diferentes. Isso porque o quadro está diretamente ligado ao desgaste da restauração de dente que, por sua vez, pode ocorrer por conta de diferentes atitudes. O hábito de ranger ou apertar os dentes, por exemplo, também pode promover o desgaste excessivo da restauração durante o ajuste oclusal. Além disso, morder objetos e mastigar alimentos duros excessivamente também são atitudes que parecem inofensivas, mas também podem resultar na infiltração no dente.
Infiltração no dente: sintomas do quadro incluem sensibilidade e irregularidades na superfície dental
Embora seja um problema bucal recorrente, é comum que a maioria dos pacientes não saiba como identificar o surgimento de uma infiltração no dente. Nos casos mais simples, por exemplo, é comum que o quadro só seja diagnosticado através de um exame clínico.
No entanto, dependendo do agente causador da infiltração no dente, existem sinais que servem de alerta para a condição. “A interface do dente e a restauração podem apresentar um espaçamento maior entre ambos, fazendo com que o paciente note a presença da infiltração dental ao passar a língua e sentir uma irregularidade”, afirma a dentista. Além disso, a sensibilidade dentária ao comer ou ingerir líquidos também pode ser um sintoma para o problema.
Como tratar a infiltração no dente?
Depois de diagnosticada por um profissional qualificado, a infiltração no dente requer uma radiografia periapical para avaliar a profundidade da restauração em questão e verificar a presença de cárie. “Isto permite informar ao paciente o risco de uma provável exposição da polpa, caso a restauração seja profunda ou já exista a cárie próxima a este tecido”, informa a dentista. Se não houver nenhum risco de atingir a polpa, o profissional pode remover a restauração comprometida, higienizar a região afetada e aplicar uma nova restauração, tendo atenção para evitar desgaste excessivo durante o ajuste oclusal.
Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva – Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE: 10.380