Você sente a boca seca mesmo tomando água? Esse problema tem um nome e se chama Xerostomia ou Síndrome da Boca Seca. A boca seca pode vir acompanhada de dificuldade para engolir, alterações no paladar e até mesmo mau hálito.
Já as causas da boca seca podem estar relacionadas a hábitos alimentares, uso de medicamentos, além de doenças crônicas. Se você se identificou com os sintomas, entender o que pode estar causando é o primeiro passo para reverter o problema. Listamos os principais fatores responsáveis pela sensação de boca seca. Confira!
Maus hábitos alimentares são uma das causas da boca seca mesmo tomando água
Os maus hábitos alimentares e a baixa ingestão de água estão entre as causas da xerostomia. Alimentos ricos em açúcares e carboidratos são os mais apontados como os causadores da sensação de boca seca constante mesmo quando há consumo de água. O consumo excessivo de café, álcool e bebidas açucaradas em vez de água também pode ter o mesmo efeito.
O uso de medicamentos controlados também pode diminuir a produção de saliva
Uma estudo publicado no Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences apontou o uso de medicamentos controlados como uma das principais causas da sensação de boca seca mesmo tomando água.
Os medicamentos destacados como os mais associados à xerostomia são: os antidepressivos, anti-hipertensivos, diuréticos e antialérgicos. Os anticolinérgicos, anticonvulsivantes, antipsicóticos, antiparkinsonianos e os neurolépticos também apareceram na lista.
Assim como os medicamentos, as doenças associadas ao seu uso também podem diminuir a produção de saliva. Depressão, ansiedade e diabetes são alguns exemplos. Além disso, tratamentos médicos ministrados com radioterapia na cabeça ou no pescoço também podem causar disfunção salivar, apontou o estudo.
Síndrome de Sjögren: doença autoimune tem xerostomia como um dos sintomas
A secura na boca também está relacionada à Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que causa disfunção nas glândulas salivares, consequentemente reduzindo a produção de saliva, o que deixa a boca seca. O diagnóstico da doença é feito com exames de laboratório e análise dos sintomas e seu tempo de duração.
Melhores hábitos e higiene bucal podem reduzir a sensação constante de boca seca
Como a xerostomia está fortemente associada a maus hábitos alimentares e comportamentais, um dos passos para reverter o problema é adotar uma alimentação mais equilibrada, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de álcool, e o uso de tabaco.
Especialistas também recomendam estimular a produção de saliva mastigando goma de mascar (chiclete) sem açúcar e mantendo a higiene bucal em dia, incluindo o uso de um enxaguante bucal. Esse cuidado não só auxilia no controle do problema como também previne o mau hálito, que é um dos desconfortos que a boca seca pode causar.
Caso seja identificado que a sua sensação de boca seca está relacionada a problemas de saúde ou uso de medicamentos controlados, procure um médico para a prescrição do tratamento mais adequado ou readequação da sua medicação. Em casos específicos, pode ser necessário o uso de saliva artificial ou fármacos que estimulem a salivação.