O que o cálcio pode fazer pelos seus dentes? Descubra o efeito em alguns alimentos

Produto Relacionado:
Anti-Séptico Bucal Pró-Saúde

Compre aqui

Esse mineral é poderoso e primordial no organismo para manter seus ossos fortes. Mas você sabia que o cálcio também é muito importante para a formação dos dentes? A nutricionista Karen Sussmann diz que é preciso ingerir esse elemento todos os dias durante as refeições para preservar a estrutura e crescimento do seu sorriso. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo deve ser de mil miligramas para adultos e 700 miligramas para crianças de 7 a 10 anos. Ainda bem que o cálcio está presente em muitos alimentos essenciais do cardápio. Quer saber o que este nutriente pode fazer pela sua saúde bucal?

Qual é o efeito do cálcio para os dentes?

Quando você repara que seu sorriso está forte e com uma cor natural, pode ter certeza que além da escovação e cuidados diários, o cálcio também é responsável por toda essa saúde. A carência dessa forte substância, chamada de hipocalcemia, pode afetar a formação do esmalte, segundo a nutricionista. “O esmalte dentário tem 99% de hidroxiapatita, substância formada por cálcio e fosfato. Quando temos um déficit de cálcio, também podemos pensar em alterações do osso que suporta os dentes, cuja estrutura pode ser comprometida”. Se o dente sofrer má formação, se torna menos resistente, mais sensível e poderá sofrer de forma intensa aos danos causados pelas cáries e outras doenças.

O cálcio no seu cardápio

Esse nutriente pode ser incluído em grande parte das suas refeições, desde o café da manhã até o jantar. A nutricionista cita alguns alimentos. “Leite e derivados são boas fontes, além da gema de ovo, sardinha em lata, semente de gergelim e linhaça, feijão de soja, vegetais verdes como folhas de mostarda, brócolis e couve”. Outros fatores essenciais para a absorção do cálcio é a presença da vitamina D e do magnésio. “A ingestão deste nutriente também deve ser aumentada no crescimento, durante a gravidez e no período da lactação”, ressalta.

Benefícios que vão além do sorriso

Ficou bem claro que a função do cálcio, em conjunto com o fósforo, é construir e manter ossos e dentes fortalecidos. Mas Karen também lembra outros benefícios dessa substância. “Ele é essencial para a saúde do sangue, alivio da insônia e ajuda a regular o batimento cardíaco”. Sem falar que participa na contração e crescimento muscular e na transmissão nervosa. Para o bem da sua saúde bucal e do corpo, não deixe de incluir o cálcio na dieta.

Fortifique seus dentes com a higiene bucal

Adotar uma alimentação rica em nutrientes também faz parte da conquista de um sorriso bonito. Junto com o cardápio é preciso praticar aquele bom e velho hábito chamado higiene bucal. Com uma escova macia, creme dental com flúor, enxaguante e fio dental você consegue alcançar o resultado. Mas é importante praticar todo o ritual depois das refeições ou, pelo menos, três vezes por dia, como a maioria dos dentistas recomenda. Assim os riscos de ter doenças bacterianas e inflamatórias como a cárie ou a gengivite diminuem e você consegue manter um sorriso mais forte e bonito.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br