(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

O piercing na boca inflamou: o que fazer?

O piercing na boca inflamou: o que fazer?

Você sabe o que fazer quando um piercing na boca inflama? Muito mais que um acessório ou uma forma de expressão, essa joia é um objeto estranho que perfura a sua pele, e é esperado que seu corpo reaja com um processo inflamatório, com o objetivo de expulsá-lo do local colocado. Por isso, é importante estar ciente dos riscos e saber como agir caso surja algum problema. O Sorrisologia em parceria com a dentista Priscila Almeida, vai compartilhar dicas de tratamento e prevenção da inflamação, para que você possa usar o seu piercing sem preocupações. Afinal, a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Pronto para aprender mais? Acompanhe!

O que pode causar inflamação do piercing da boca?

Existem várias razões pelas quais o piercing na boca pode inflamar. Uma das causas mais comuns é a infecção. Quando o piercing é colocado, há uma abertura na pele que pode permitir a infiltração de bactérias e outros microrganismos, quando eles entram em contato com o local ainda ferido, acaba resultando no processo inflamatório. Além disso, a dentista ressalta outras causas do problema que devemos ficar atentos: “Má higiene bucal, presença de alimentos na região do piercing, acessório não colocado por um especialista e acessório contaminado”. Por isso é fundamental seguir todos os cuidados necessários com a higiene para evitar a inflamação.

Cuidados para ter com o piercing da boca inflamado

Se você está com vermelhidão, inchaço e dor no local do piercing nas primeiras semanas após a colocação, Priscila recomenda que a melhor escolha é correr para o dentista para prevenir maiores complicações. “Quando a região está inflamada, algumas pessoas sequer conseguem colocar a mão. Se o paciente conseguir remover o acessório em casa e ir para o dentista, pode fazer também”. O importante é não ignorar os sintomas de inflamação e procurar ajuda para tratamento.

De acordo com um estudo publicado na Faculdade de Ciências da Saúde (UFP), de Portugal, em casos de inflamação ou dor aguda, além da remoção imediata do piercing, são prescritos um colutório de clorexidina (que ajuda a reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o foco inflamatório) e um anti-inflamatório sistêmico. Dependendo do caso, o dentista também pode avaliar uma possível prescrição de antibiótico por alguns dias. 

O piercing na boca pode trazer problemas para a saúde bucal mesmo estando “saudável”?

Mesmo já cicatrizado e sem nenhum sinal de inflamação, a dentista afirma que todos os piercings localizados na parte interna da boca podem causar problemas. Os mais comuns são: “Trincamento dos dentes, alterações na fala, sangramento excessivo, e também são uma porta de entrada para bactérias causadoras de infecções graves”, revelou.

Mas, se mesmo assim você quiser investir nesse acessório, precisa seguir algumas recomendações. A primeira é colocar a joia com um profissional body piercing licenciado e de confiança. Outras dicas são: investir em uma joia de ouro ou aço inoxidável, materiais que a pele aceita bem, e cuidar do local nas primeiras semanas após a colocação. 

Com essas medidas, você terá um bom processo de cicatrização e vai evitar qualquer processo inflamatório.

Veja Também
×