Sabe aquela mancha de molho na roupa que quanto mais você demora para limpar mais difícil se torna para retirar? Acontece algo parecido na saúde bucal. A famosa placa bacteriana, a inimiga dos sorrisos saudáveis, quando não é retirada diariamente e de forma eficiente entre os dentes, endurece e vira outro personagem famoso, o tártaro, que já não sai com facilidade. Daí, começa a bagunça. “Ele surge pela deficiência na higienização e acúmulo progressivo da placa bacteriana camada por camada sobre a superfície do elemento dental”, conta o Cirurgião-dentista Max Ferreira.
Doenças bucais podem aparecer com o tempo
Também conhecido pelos profissionais como cálculo, essa placa calcificada chamada de tártaro, não afeta apenas a estética tornando a aparência do dente feia. Se não for tratada, pode causar um monte de problemas que afetam todo seu universo bucal. A primeira consequência é a gengivite. “Uma inflamação mais superficial e que pode evoluir a uma periodontite, afetando também os tecidos de sustentação do dente como o ligamento periodontal e o tecido ósseo”. E você sabe que o pior que pode acontecer em um cenário de periodontite é a perda dos dentes, certo? Melhor não passar por isso.
Complicações que afetam todo o organismo
Qual é a relação do sorriso com o organismo? Toda. Se os dentes não forem bem cuidados, o surgimento de doenças bucais se torna inevitável, prejudicando não só a sua boca, como partes do corpo. Max explica. “Bactérias presentes nas inflamações gengivais podem, através da corrente sanguínea, atingir órgãos como o coração e causar entupimento arterial”. Ninguém poderia imaginar, né? Além disso, quadros de diabetes podem piorar e contribuir para a inflamação das articulações. Por isso é tão importante prevenir o tártaro e, no caso do surgimento desta doença, tratar o quanto antes.
A higiene bucal é a maior prevenção do tártaro
Para não dar vez a esse problema o jeito é colocar a mão na massa e praticar uma boa limpeza nos dentes e boca. “A formação do tártaro é prevenida pela higienização bucal correta com técnicas de escovação adequadas, fio dental e soluções para bochecho”. Caso esse vilão tome conta do seu sorriso, o tratamento é feito somente no consultório do dentista como a raspagem por meio de algumas ferramentas odontológicas, como curetas periodontais e ultrassom. Como prevenir é sempre melhor, dedique um tempo após as refeições para essa limpeza. Seu sorriso agradece!