(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Carga imediata em implante dentário: entenda essa tecnologia

Carga imediata em implante dentário: entenda essa tecnologia

Considerada uma técnica aprimorada da Implantodontia, a carga imediata é bastante indicada para a reabilitação de pacientes com perda total ou parcial de dentes. Nesse caso, a instalação da prótese pode ser realizada no mesmo dia da cirurgia do implante – isto é, o paciente não precisar ficar sem dente durante o período de osseointegração. Quer saber mais sobre essa tecnologia e suas vantagens? O Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, que falou mais sobre o implante de carga imediata. Confira!

O que é implante de carga imediata?

A técnica de ativação imediata, como explica a dentista, consiste basicamente em um processo mais rápido para substituir o(s) dente(s) perdido(s), promovendo um conforto estético e funcional para o paciente. “O dentista coloca os implantes de titânio e, logo depois, já confecciona a prótese”, explica a profissional. 

Nesse caso, como afirma o estudo “Carga imediata em implantes unitários na maxila”, publicado na Revista Dentística Online, a aplicação da prótese ocorre em até 48 horas após a instalação do implante, garantindo uma reabilitação mais imediata. 

Como é feita a instalação do implante imediato? 

A instalação do implante dentário (pino de titânio) e da prótese de carga imediata ocorre de maneira simples, sem que o paciente precise despender muito do seu tempo para a recuperação, já que todo o processo finaliza em até dois dias. Confira as etapas de instalação de acordo com a dentista:

  1. Ocorre a extração do dente, caso necessário. Em alguns casos, precisa-se fazer um enxerto;
  2. Coloca-se o implante (pino de titânio) que servirá de base para a sustentação da prótese;  
  3. Em alguns casos, o paciente fica no consultório o dia inteiro para escolher a cor do dente e da gengiva, a altura e o formato;
  4. No final do dia, o paciente já sai com o dente (é feita a instalação da prótese). Mas, em alguns casos pode demorar até 2 dias.

A especialista destaca, ainda, que outros tipos de implantes exigem um processo mais longo de recuperação, não sendo tão vantajosos por esse aspecto. “Em prazos normais, que não é carga imediata, espera-se quatro meses para colocar a coroa na parte da maxila e três para colocar na mandíbula”, afirma. 

Quais as vantagens do implante de carga imediata?

Ainda de acordo com o artigo publicado na Revista Dentística Online, a aplicação da carga imediata tem uma grande vantagem: a quantidade de estabilidade primária se manifesta acima do normal – isto é, o implante fica bem estável assim que é inserido no osso, evitando-se as micro-movimentações. A especialista também destaca outro benefício desse procedimento em Implantodontia: “Em vez de demorar quatro meses, o procedimento é realizado no mesmo dia. No mais tardar, uma semana. A principal vantagem é que a pessoa já sai da clínica com o dente”, explica. 

Carga imediata em implante pode ser realizada em pacientes com a saúde bucal em dia 

De acordo com a dentista, para realizar a aplicação de carga imediata o paciente precisa apenas estar com a saúde bucal em dia. “O procedimento é indicado para todo paciente que está com a gengiva e o periodonto saudável”, afirma. 

Por meio de exames e análises clínicas com um profissional especializado, é possível investigar mais a fundo o estado da gengiva do paciente. O local de implantação deve estar livre de infecções e bem higienizado. Também é importante que o paciente tenha uma oclusão equilibrada, sem parafunção. Por isso, inclusive, quando necessário, o ideal é realizar o tratamento ortodôntico antes de aplicar o implante. Assim, os dentes já ficam bem alinhados e posicionados para a entrada da prótese.
 

Veja Também
×