O clareamento dental é uma das técnicas odontológica mais voltada para melhorar a estética do paciente. Ele faz parte da dentística, a área odontológica que cuida da estética do sorriso. A técnica, que pode ser feita em casa ou no consultório do dentista, utiliza de produtos químicos e até mesmo lasers para retirar as manchas causadas pelo consumo de refrigerantes, chás, doces, etc. e também pelo tabagismo.
Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a eficácia do clareamento dental. O antes e depois do processo pode te ajudar a decidir se vale a pena investir nesse procedimento. Confira aqui, no Sorrisologia, o resultado dessa transformação.
Clareamento dental a laser e caseiro: conheça as duas técnicas
O clareamento a laser é o mais atrativo dentre as diferentes técnicas. Além de ser mais rápido, já que o efeito é imediato, ele pode durar por até dois anos. Ele pode ser concluído em até três consultas. O processo é feito por um dentista, que aplica o produto nos seus dentes e os ativa com ajuda de um laser. A luz fará com que o produto remova as manchas, deixando seus dentes mais claros no fim do processo.
Também há a opção de fazer o clareamento dental caseiro. Nele, o processo é feito por você em casa, mas sempre com a orientação de um dentista. Nesse caso, as opções são:
-
Moldes pré-fabricados – São utilizados para o clareamento que não requer muito tempo de utilização diária. A desvantagem é que são feitos em tamanho único, podendo ficar apertado ou folgado. Mas como o tempo de uso é curto, não causam tanto desconforto.
- Moldes individuais – são fabricados com o molde das arcadas dentárias do paciente, por isso, o encaixe é perfeito. A vantagem desse modelo é que é possível dormir utilizando o molde sem nenhum incômodo. Você deve comprar o kit com o gel para serem aplicados os produtos que seu dentista receitou. O ideal é duas vezes ao dia por vinte minutos, mas cada caso exige um cuidado diferente.
- Cremes dentais clareadores – Algumas pastas dentais clareadoras deixam os dentes mais brancos gradativamente. Os primeiros resultados podem ser notados logo na primeira semana de uso. Apesar de terem um resultado mais discreto no dia a dia, elas são uma excelente opção para manutenção de quem fez branqueamento dental em consultório.
Existe contraindicação ao clareamento dental?
Existem algumas situações que contraindicam o clareamento dental. São elas:
- Doença periodontal
- Sensibilidade nos dentes
- Raiz exposta
- Alergia ao produto
Para mulheres grávidas ou amamentando é aconselhável aguardar o término do período. Crianças também não devem realizar o clareamento. Converse com seu dentista, tire suas dúvidas e encontre o jeito mais adequado para realizar seu tratamento e ter dentes mais brancos e iluminados.
Atualizada em 27/07/2022.