(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Língua ardendo: o que pode ser e como amenizar sintoma

Língua ardendo: o que pode ser e como amenizar sintoma

Está sentindo a língua ardendo e não sabe como proceder? Antes de tudo, é necessário descobrir a causa do problema e procurar um profissional especializado para avaliar os sintomas. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que falou mais sobre o que pode causar ardência na língua, como amenizar o incômodo e os cuidados com a higiene bucal necessários no dia a dia. Confira!

Língua ardendo: o que pode ser?

De acordo com a dentista Uila Ramos, a Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é um problema que causa uma sensação de queimação intrabucal – pode surgir na língua, nas bochechas, no palato ou lábios, por exemplo -, afetando as funções da boca. Por isso, investigar as possíveis causas e iniciar o tratamento correto é tão importante.

“A presença dessa ardência pode afetar as funções orais da mastigação, deglutição e fala. As causas não estão bem esclarecidas, mas costumam estar associadas a disfunções endócrinas, distúrbios do sono, pós-menopausa e dor neuropática”, explica a profissional. 

Ao identificar a causa específica da ardência na boca e língua, é importante agir diretamente sobre o problema – o que pode incluir mudar hábitos alimentares e vícios, realizar tratamentos de longo prazo e recorrer a medicamentos de uso tópico. A Dra. Barreto lista quais são as possíveis causas associadas à língua ardendo:

  • Lesões orais: trauma mecânico crônico, língua geográfica, língua fissurada, líquen plano. 
  • Alergia a corantes, conservantes e aditivos alimentares.
  • Infecções como a candidíase.
  • Efeito secundário de doenças neurológicas (neuralgia do trigêmeo, neuralgia do glossofaríngeo).
  • Xerostomia: efeito colateral de medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos), uso de drogas, manifestação oral da Síndrome de Sjogren. 
  • Efeito do tratamento oncológico.
  • Associada a comorbidades: diabetes mellitus descompensada, gastrite crônica, ansiedade, depressão e refluxo gastroesofágico.

Como aliviar a ardência na língua

Quando o objetivo é aliviar a ardência de forma mais imediata, é possível recorrer a medicamentos específicos e seguir algumas restrições, como evitar alimentos muito ácidos, por exemplo. No entanto, de acordo com a dentista, o tratamento só pode iniciar após o diagnóstico do problema. “Primeiramente, é necessário identificar a causa da ardência, já que ela surge em consequência a outra condição pré-existente. O tratamento poderá ser medicamentoso (tópico ou sistêmico), através de laserterapia ou psicoterapia”, destaca a especialista.

Como limpar a língua corretamente

Você sabia que é importante limpar a língua todos os dias? O raspador de língua, por exemplo, é um instrumento que realiza uma ótima higiene – remove bactérias, restos de alimentos, previne cáries, mau hálito e uma série de doenças bucais. De acordo com a Dra. Ramos, é fundamental recorrer aos utensílios certos para higienizar a língua. “Por ser uma condição benigna, após o tratamento adequado para cada fator causal, os sintomas tendem a desaparecer. Após a higiene bucal (fio dental e escovação), o paciente pode limpar a língua fazendo uso de um limpador especial ou escovando suavemente o dorso da língua em sentido único (no dorso, de trás para a frente)”, finaliza.

Veja Também
×