Mês das mulheres: cuidados essenciais com a saúde bucal durante a gravidez

A gravidez é uma fase em que os cuidados com a saúde bucal não podem ser negligenciados. Muitas pessoas não sabem, mas problemas na cavidade oral são um fator de risco para nascimento prematuro e baixo peso. Além disso, as alterações hormonais da fase aumentam os riscos de problemas como cárie, tártaro e inflamação na gengiva. Portanto, é fundamental que as pessoas grávidas tenham acompanhamento odontológico desde as primeiras semanas de gestação.

Conversamos com a cirurgiã-dentista Uila Ramos para saber mais sobre a importância do pré-natal odontológico da gestante.

Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez evitam complicações à saúde da gestante e bebê

De acordo com a Dra. Uila, o pré-natal odontológico consiste em acompanhar, prevenir, diagnosticar e tratar problemas bucais que a gestante apresente. “Isto é necessário para a saúde da mulher e também para evitar complicações à saúde do bebê. Além disso, manter a rotina de higiene bucal (fio dental e escovação) é medida para diminuir a formação da placa bacteriana”, esclarece.

A dentista comenta que as alterações hormonais e fisiológicas da gravidez podem causar quadros de gengivite em virtude da redução do fluxo salivar, condição que aumenta a formação do biofilme dentário. “A permanência de inflamação gengival pode evoluir para o quadro da periodontite, que é a inflamação dos tecidos que sustentam os dentes no osso”, explica a profissional, citando os riscos não apenas para a saúde bucal da mãe, mas também para o bem-estar do bebê. “As doenças periodontais (gengivite e periodontite) estão relacionadas ao risco de parto prematuro, quadro de pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer devido à bacteremia que se dissipa para a corrente sanguínea e ultrapassa a barreira placentária”.

Cáries também são mais frequentes durante a gestação

Segundo a Dra. Uila, a gestante está mais exposta ao risco de desenvolver lesões de cárie devido os sintomas da fase. “Os enjoos e vômitos no período gestacional causam um ataque ácido ao esmalte dentário, e são responsáveis pelas lesões não cariosas da erosão dentária”, conta. A dentista afirma que não existem evidências científicas quanto aos riscos que a cárie pode oferecer diretamente à saúde do bebê. Entretanto, a evolução do problema pode desencadear incômodos para a mãe, principalmente se a lesão estiver próxima a polpa dentária. Por essa razão, é fundamental fazer o acompanhamento regular. “Muitas mulheres, por desinformação, acreditam que o tratamento pode provocar algum dano à saúde do bebê. Justamente o contrário: a falta de cuidados preventivos e tratamento oportuno favorecem a instalação de doenças bucais”, destaca a profissional.

Alimentação pode influenciar a saúde bucal da gestante

A Dra. Uila ressalta que a adoção de estilo alimentar saudável é um cuidado essencial para manter a saúde bucal da gestante em dia.  “Associada a uma ingestão adequada de água, a alimentação saudável contribui com o fornecimento de nutrientes, mas também o estímulo à salivação e neutralidade do pH bucal, necessárias para a prevenção de cáries e menor formação de biofilme dentário”. A dentista cita alimentos ricos em vitaminas (A, C e D), proteínas, fósforo, cálcio como boas opções para a saúde não apenas da gestante, mas também do bebê. Segundo a profissional, defeitos na formação do esmalte dental do bebê estão relacionados à deficiência de vitaminas, alterações no metabolismo do cálcio e má nutrição da mãe.

Higiene bucal durante a gravidez merece atenção especial

Não existe um mistério em relação a higiene bucal durante a gestação. Contudo, a fase exige alguns cuidados especiais. “Após enjoos, vômitos ou ingestão de alimentos/bebidas ácidos é preciso aguardar 30 minutos antes realizar a higiene bucal para não acelerar a perda de minerais do tecido dentário com a abrasividade da escovação”.

Por fim, a Dra. Uila afirma que o bebê não nasce com as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da cárie. No entanto, a criança pode adquirir a partir de uma transmissão vertical com o contato de saliva contaminada. Sendo assim, ter cárie dentária na gravidez não significa que seu filho também terá.