(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Mastigação errada pode causar perda dos dentes? Dentista esclarece

Mastigação errada pode causar perda dos dentes? Dentista esclarece

Mastigar é um hábito exercido pelos dentes molares inferiores e superiores – aqueles localizados na parte mais traseira da arcada dentária. Embora pareça inofensivo, tem gente que pratica a mastigação de maneira errada e nem percebe. A questão é que esse problema pode causar vários malefícios para a saúde bucal, a queda dos dentes pode ser um deles? O Sorrisologia entrevistou o dentista e especialista Diego Limoeiro que esclareceu essa dúvida. Veja só!

Como podemos definir uma mastigação errada?

A mastigação é uma das principais funções da nossa cavidade oral e dos músculos e articulações da face. É ela que inicia todo o processo da digestão dos alimentos. Por outro lado, muitas vezes, esse gesto pode falhar de alguma maneira. O hábito de mastigar é considerado incorreto quando não há um equilíbrio na força, na bilateralidade, como explica o profissional:”Essa mastigação errada pode ser em decorrência de distúrbios de crescimento, bem como hábitos parafuncionais, respiração bucal, dentre outras”,revelou.

Esse problema pode causar a perda dos dentes?

A mastigação errada, chamada de unilateral, pode causar muitos problemas. Entre os mais comuns, podemos citar: assimetrias e alterações no desenvolvimento da face, podendo levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana, sendo necessário maior atenção na higiene oral. 

Além disso, o dentista Diego revela que o mau hábito pode causar a perda de dentes: “Principalmente quando a mastigação está relacionada a sobrecarga em alguns dentes, assim como o contrário é verdadeiro, pois a perda de dentes e a não correção deste desequilíbrio pode causar mastigação errada”, atentou.

Quais outros problemas uma mastigação errada pode causar?

– Problemas gengivais;

– Articulação temporomandibular;

– Dores de cabeça;

– Digestão inadequada.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro – Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 31146

Veja Também
×