Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B 100%

Creme Dental Oral-B 100%

Compre aqui

Saúde bucal e alimentação andam lado a lado quando o assunto é garantir um sorriso branco e saudável. Isso porque existem alguns alimentos, conhecidos como detergentes, que contribuem para a limpeza dos dentes, evitando o surgimento de cáries, mau hálito e outros problemas bucais. O consumo regular de maçã, por exemplo, costuma ser bastante associado com a prevenção desses quadros. Mas será que essa afirmação é realmente verdade? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto que esclareceu como a maçã pode ajudar na higiene bucal.

Como a limpeza dos dentes beneficia a saúde bucal?

Não é novidade que os cuidados com a higiene bucal, especialmente a limpeza dos dentes, são fundamentais para garantir a saúde do seu sorriso. Mas você sabe porquê? De acordo com a Drª Rhianna, o motivo por trás disso é bem simples: “A profilaxia dentária, que é realizada com raspagem de ultrassom, jato de bicarbonato e aplicação de flúor, é responsável por remover o tártaro, a placa bacteriana e o biofilme dentário, mantendo a equilíbrio do meio bucal”, afirma. Além disso, a limpeza dos dentes feita diariamente em casa também é um hábito importante para promover a manutenção da saúde bucal, já que previne o acúmulo desses resíduos nos dentes.

A maçã ajuda na limpeza dos dentes?

Segundo Rhianna, a maçã é um alimento que conta com uma textura e abrasividade que ajudam a remover o biofilme acumulado nos dentes. Dessa forma, essas características químicas somadas ao atrito gerado pela mastigação, fazem com que a fruta funcione como uma espécie de “bucha” de limpeza dos dentes. No entanto, é importante ressaltar que o consumo de maçã não substitui uma rotina de higiene bucal. “Como qualquer fruta, ela contém açúcares e, por isso, não deve ser consumida com frequência”, afirma a dentista. Portanto, é importante ter em mente que apenas a ingestão desse alimento não dá conta da limpeza e a escovação deve ser mantida, principalmente após as refeições.

Higiene bucal: saiba como esse cuidado deve ser feito

Apesar de ajudar na limpeza dos dentes, o consumo de maçã não deve ser visto como uma alternativa para o paciente fugir da escovação. Por isso, a Drª Rhianna adianta: é preciso manter uma rotina de limpeza dos dentes. “A higiene deve ser feita com o uso do fio dental, seguido da escovação com creme dental e, por último, o uso do enxaguante bucal”, aconselha a especialista.

Nesse caso, é importante ter em mente que os produtos devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades. Pacientes em tratamento ortodôntico, por exemplo, devem optar por uma escova interdental ou elétrica e fio dental superfloss, já que contribuem para um limpeza mais eficaz. Além disso, é importante manter visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia dentária e garantir que a saúde do seu sorriso esteja em dia. “O paciente deve ir ao consultório odontológico a cada 3 meses”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista: 
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:37448