Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e crianças acabam consumindo uma grande quantidade de doce, carboidratos e outros alimentos com alto teor de açúcar. Uma dieta açucarada mesclada com uma má higiene bucal resulta nas temidas cáries. Mas além desses fatores, é possível que o leite materno também seja responsável pela formação dessas lesões? O Sorrisologia entrevistou a dentista Larissa Neves, especialista em atendimento infantil, para esclarecer o assunto.
O leite materno pode causar cáries no dente de leite?
Quanto mais ácido é o pH bucal mais suscetível a boca da criança fica para desenvolver a cárie. Com essa informação a dentista esclarece: “O leite materno não diminui o pH da boca, já o açúcar sim. Essa acidez provoca a desmineralização do dente, ou seja, a cárie. O leite materno não causa essa acidez bucal”, garantiu.
Além disso, o leite da amamentação é liberado por ordenha e entra em contato direto com o céu da boca, sem atingir os dentes da frente. Por outro lado, o leite artificial vindo da mamadeira afeta os dentes, favorecendo o desenvolvimento das cáries.
O que causa cáries nos dentes de leite?
– Comer muito doce;
– Higiene bucal incorreta;
– Não usar o fio dental;
Larissa explica que, assim como os dentes permanentes, os dentes de leite também devem ser escovados regularmente após todas as refeições, principalmente depois de comer uma guloseima.
Cuidados para que a criança não tenha cáries nos dentes de leite
Os pais devem se atentar mais na higiene bucal antes de dormir, a dentista revela que ela é a mais importante do dia. “Sendo assim jamais deve deixar o bebê ou a criança dormir sem escovar os dentes. Quando primeiro dentinho nasce já podemos começar a escovar. O ideal é que se utilize sempre uma escova macia, sempre respeitando a idade recomendada pelo fabricante”, recomendou a profissional.
Na higiene bucal do bebê pode escovar os dentes com creme dental?
Larissa revela que pode sim usar um creme dental para escovar os primeiros dentes de leite da criança. Entretanto, a dentista pede atenção dos pais em um ponto importante: “O problema é que o uso excessivo de flúor pode ser perigoso, então sempre indico a utilização de pasta de dentes sem flúor para bebês até 2 anos, e sempre respeitando a quantidade de um grão de arroz”, recomendou.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Larissa Neves Gonçalves – Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Santa Cecília em Santos e especialista em atendimento infantil
São Paulo – SP
CRO-SP: 136327